Tradicionalmente preparado no forno, o bacalhau pode ser usado para pratos, digamos, exóticos: hot dog, tacos e até sushi!
Seja na Páscoa ou no Natal, a bacalhoada à portuguesa é um dos pratos mais tradicionais das festividades. Acompanhado de batata, pimentão, tomate, cebola, azeitona, azeite e batata, o peixe é cozido, enrolado no papel alumínio e finalizado no forno até dourar.
No entanto, esta não é a única maneira de desfrutar do bacalhau. Afinal, gastronomia é um processo criativo e é possível aliar ingredientes de maneiras diferentes – e até exóticas. E, é claro, o tradicional peixe adorado pelos países nórdicos e ibéricos não poderia ficar de fora.
A seguir, você conhecerá 8 receitas exóticas de bacalhau que até fogem da tradição, mas não escapam de serem deliciosas!
- Sushi de Bacalhau
Crédito: Bacalhau Riberalves
Esta fusão entre culinária portuguesa e japonesa é ideal para quem quer dar um toque diferente ao prato oriental mais famoso do mundo. Para preparar o sushi de bacalhau, você precisará de:
- 300 g de arroz japonês de grão curto
- 100 g de pepino japonês
- 600 g de lombos bacalhau
- 1 pacote de algas nori
- 1 pimentão vermelho
- 4 dentes de alho
- Raspa de casca de limão à gosto
- Coentro picado à gosto
- Sal e pimenta à gosto
- 1 fio de azeite
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 pitada de açúcar
Primeiramente, seque os lombos de bacalhau e retire as peles e espinhas. Corte-os em tiras finas e coloque numa tigela, tempere com azeite, coentro, alho e pimenta.
Em seguida, lave o arroz com uma peneira até a água escorrer límpida e deixe descansar por cerca de 25 minutos. Depois, cozinhe o arroz na água por cerca de 15 minutos em fogo alto até ferver. Retire e aguarde 10 minutos, de maneira que o arroz esteja com consistência grudada.
Em outra panela, misture o vinagre e o açúcar e aqueça até ferver. Depois, adicione ao arroz para temperá-lo e deixe esfriar.
Lave o pimentão vermelho e retire a pele, cortando em tiras. Higienize o pepino japonês e corte em fatias finas.
Para montar o sushi, coloque uma folha de alga nori sobre uma esteira – caso não a possua, use um pano de prato. Molhe as mãos para facilitar o manuseio da nori e do arroz, que deverá ser espalhado na alga.
Adicione o bacalhau, o pimentão e o pepino em cima do arroz, respeitando o espaço de um centímetro da extremidade da alga. Enrole com a ajuda da esteira (ou do pano de prato), apertando com cuidado para o sushi ter formato uniforme e firme.
- Bacalhau Norueguês com Sagu e Pequi
Crédito: Bacalhau da Noruega
E se é de fusão entre culinárias distintas que estamos falando, esta receita junta a gastronomia norueguesa com a brasileira – mais especificamente da região amazônica. Caso você prefira, é possível usar o Pirarucu para dar um toque ainda mais abrasileirado ao prato, pois ele é considerado o bacalhau da Amazônia. Você precisará de:
- 300 g de bacalhau
- Meia cebola
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de óleo de pequi
- 50 g de sagu
- 1 dente de alho
- 0,5 litros de leite
- 0,5 litros de água
- Azeitona verde ou preta a gosto
- Pimentão verde a gosto
- Pimentão vermelho a gosto
Para dessalgar o bacalhau, lave em água corrente e retire a camada de sal. Em seguida, coloque em uma vasilha com água fria e o mantenha na geladeira por pelo menos seis horas – trocando a água no meio deste período.
Em seguida, coloque o bacalhau em infusão na mistura de leite e água na temperatura de 80ºC por 20 minutos. Em seguida, retire e desmanche o bacalhau em lascas.
Para preparar o sagu, é necessário cozinhá-lo até ficar transparente. Em seguida, refogue numa panela com óleo de pequi e azeite de oliva. Adicione alho picado e a cebola cortada em fatias finas por cerca de dois minutos.
Quando a cebola estiver transparente, acrescente as lascas de bacalhau e adicione sal e a salsinha picada. Depois, retire.
Decore o prato com as azeitonas e pimentões vermelhos – e não esqueça de servir quente.
- Ceviche de Bacalhau
Crédito: Receita de Bacalhau
Típico da culinária do Peru, o ceviche é feito com peixe cru marinado, você pode usar qualquer espécie do fruto do mar. Isso inclui o bacalhau, que pode ser uma opção deliciosa e servida fria. Você precisará de:
- 500 g de bacalhau dessalgado
- 2 limões sicilianos
- 1 pimentão vermelho grande
- 2 cebolas roxas
- 1 manga picada
- 1 batata doce com casca
- 2 mandioquinhas salsa
- Azeite de oliva a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Coentro a gosto
Coloque o bacalhau em uma tigela com água fria, tampe e mantenha na geladeira por duas horas. Em seguida, retire e drene toda a água da tigela.
Adicione as mandioquinhas, a batata doce e o pimentão vermelho a dois litros de água fervente. Mantenha por dez minutos, retire a água e espere esfriar.
Corte as cebolas roxas em fatias finas e pique a batata doce, a mandioquinha e o pimentão em pedaços pequenos.
Coloque todos os itens na tigela do bacalhau, junto com a manga picada. Para temperar, adicione o suco dos limões sicilianos, o azeite, o coentro e a pimenta-do-reino. Use uma colher para misturar e devolva a tigela à geladeira.
O ideal é manter o ceviche de bacalhau marinando na geladeira por algumas horas, assim ficará mais saboroso.
- Pizza de Bacalhau
Crédito: Bacalhau da Noruega
Criada na Itália, a pizza é um dos pratos mais populares do mundo. Isso deve-se à sua versatilidade, podendo conter uma vasta gama de recheios e, por isso, agradar a todos os gostos. Este sabor é a junção perfeita da comida norueguesa com a italiana e é ideal para saborear com vinho.
Para a massa, você precisará de:
- 6 xícaras de chá de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
- 2 colheres de chá de açúcar
- 2 colheres chá de sal
- 2 1/2 xícaras de chá de água morna
- 1/4 de xícara chá de azeite
Para o recheio você precisará de:
- 500 g de bacalhau
- 250 g de mussarela ralada
- Azeitonas pretas a gosto
- 2 ovos
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 lata de tomate pelado
- Orégano
- Azeite de oliva
- 1 pimentão verde picado
- Meia cebola cortada em rodelas
Para fazer a massa da pizza, misture o fermento e o açúcar numa tigela. Adicione água morna e mexa com uma colher até a solução dissolver. Deixe em temperatura ambiente por cinco minutos e retire quando espumar.
Use uma batedeira para misturar a farinha e o sal, deixando um buraco no centro. Coloque em um recipiente grande untado com duas colheres de sopa de azeite – precisa ter espaço para a massa crescer.
Adicione a mistura de fermento e açúcar no centro da massa e 1/4 de xícara de chá de azeite. Use uma espátula para misturar à massa. Para sovar, coloque na batedeira e use velocidade baixa por cinco minutos, mudando para a alta e mantendo por mais quinze minutos – deixe até a massa ficar lisa.
Desgrude a massa da tigela e coloque no recipiente untado com azeite. Cubra com plástico filme e deixe descansar por uma hora, quando o volume estiver dobrado. Retire, divida em quatro pedaços redondos e coloque numa bancada polvilhada com farinha de trigo – isso fará com que a massa não grude na superfície.
Use um rolo de macarrão para abrir a massa e forme um círculo com cerca de 30 cm de diâmetro. Caso deseje adicionar borda recheada, o disco precisará ter 2 cm a mais de diâmetro. Coloque o recheio desejado a 1 cm de distância da borda e enrole a massa da borda em volta dele.
Sobre cada disco de pizza, espalhar o molho de tomate, o pimentão, a mussarela ralada, o bacalhau e o orégano.
Para fazer o molho de pizza, pegue uma lata de tomate pelado e misture no liquidificador até ficar uma solução líquida. Regue o disco de pizza com o molho, adicione o pimentão picado, o bacalhau picado e a mussarela ralada – opte por este corte para facilitar no derretimento do queijo.
Adicione dois ovos numa panela pequena com fogo médio. Quando ferver, use uma colher para mergulhá-los e abaixe o fogo. Mantenha por doze minutos, retire e tire os pedaços das cascas. Faça cortes transversais.
Adicione os ovos, as azeitonas, a cebola em rodelas e o alho picado de maneira espaçada no disco de pizza. Regue com um fio de azeite e coloque num forno pré-aquecido a 250ºC. Retire do forno quando a massa dourar e sirva.
- Hambúrguer de Bacalhau
Crédito: Luís Miguel Costa
Está procurando um sanduíche? Esta receita de hambúrguer de bacalhau do português Luís Miguel Costa é ideal para trazer o peixe ao fast food! Para fazê-lo em casa, você precisará de:
- 600 g de bacalhau desfiado
- 75 g flocos de aveia
- 1 cebola média
- Salsinha a gosto
- Cebola roxa a gosto
- Queijo de Cabra
- Rúcula
- 1 ovo
- 1 colher de chá de mostarda dijon
- Pimenta-do-reino a gosto
- Pães de hambúrguer
Para esta receita, você precisará de um processador. Coloque a aveia e triture até uma consistência de farinha. Retire e reserve.
Em seguida, use o equipamento para triturar a cebola e a salsinha. Use uma espátula ou garfo para colocar toda a solução embaixo do processador. Adicione 200 g de bacalhau, o ovo, a mostarda dijon e triture até formar uma pasta homogênea.
Para concluir, adicione a farinha de aveia e o restante do bacalhau e misture no processador. Depois, retire e monte hambúrgueres divididos igualmente, com cerca de 110 g cada.
Frite os hambúrgueres numa frigideira, usando azeite e grelhando os dois lados. Quando dourar, coloque no pão e adicione rúcula, cebola roxa e queijo de cabra – e sirva!
- Tacos de Bacalhau
Crédito: Pescanova
Criado no México, este prato geralmente é recheado com frango ou carne moída. Para mudar sair um pouco da tradição, é possível fazê-los com peixe – e, é claro, o taco de bacalhau é uma ótima pedida para isso. Você precisará de:
- 500 g de bacalhau desfiado
- 1 abacate
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 pimentão verde
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão vermelho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de feijão preto cozido
- Sal a gosto
- Coentro a gosto
- 4 tortilhas de milho
- Meia cebola roxa em tiras
- 1 limão
Lave o bacalhau em água fria, deixando escorrer. Aqueça duas colheres de sopa de óleo de coco e adicione os pimentões, cortados em fatias. Após três minutos, adicione o bacalhau e cozinhe por mais cinco minutos. Em seguida, coloque o feijão preto sem caldo, misture e retire do fogo.
Com um prato fundo, use um garfo para retirar o recheio do abacate e misture com sal, pimenta-do-reino e suco do limão. Precisa ficar com uma consistência cremosa.
Em seguida, coloque o creme de abacate nas tortilhas e adicione, de maneira uniforme, a mistura de bacalhau preparada anteriormente, adicione a cebola roxa em tiras e o coentro.
Pronto. Seu taco de bacalhau pode ser degustado!
- Lasanha de Bacalhau
Crédito: Panelinha
Outro clássico da gastronomia italiana marcado pela versatilidade, é possível fazer uma lasanha de bacalhau. Com molho branco e raspas de limão, ele pode ser preparado com:
- 500 g de bacalhau desfiado
- 7 colheres de sopa de manteiga
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- Raspas de 2 limões sicilianos
- 2 litros de leite
- Cebolinha picada a gosto
- Noz-moscada ralada a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 200 g de massa seca para lasanha
- 1 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
Ferva água em uma panela média e adicione o bacalhau e a folha de louro. Mantenha por 15 minutos.
Em outra panela, prepare o molho branco. Adicione seis colheres de sopa de manteiga e, após derreter, adicione a farinha. Mexa por dois minutos e retire do fogo, adicionando um litro de leite. Após misturar, coloque o resto do leite, volte a aquecer em fogo alto e mexa até ferver.
Mantenha o molho em fogo médio por dez minutos e mexa até engrossar. Desligue o fogo, adicione noz-moscada e transfira para uma tigela.
Em seguida, lave o bacalhau numa peneira e o separe. Pique a cebola, o alho e a cebolinha. Na panela do molho, derreta uma colher de sopa de manteiga e adicione a cebola por três minutos. Em seguida, coloque o alho por outro minuto e finalize com o bacalhau e a pimenta-do-reino, que serão refogados por dois minutos.
Tire do fogo e adicione a cebolinha e as raspas de limão. Coloque uma xícara e meia de chá do molho branco, misture e coloque numa tigela.
Pré-aqueça o forno a 200ºC e use um refratário para montar a lasanha. Coloque uma xícara e meia do molho brando no fundo da forma, coloque uma camada de massa e metade do recheio de bacalhau. Coloque queijo parmesão ralado e mais molho.
Repita este processo até encerrar os ingredientes. Vale ressaltar que a camada superior da lasanha deve ser feita de massa e coberta de molho branco. Polvilhe queijo parmesão e leve a forma ao forno por meia hora, deixando até gratinar. Em seguida, retire e sirva.
- Hot Dog de Bacalhau
Crédito: Bacalhau Riberalves
Criado na Alemanha e popularizado nos Estados Unidos, o cachorro quente é feito com a adição de uma série de recheios diferentes ao tradicional pão e salsicha – por exemplo, a receita paulistana, que coloca purê de batata.
Esta reinvenção do sanduíche deixa a salsicha de lado e a troca pelo bacalhau. Você precisará de:
- 2 lombos de bacalhau
- 1 dente de alho picado
- 4 folhas de alface
- 1 cenoura
- 1 pepino japonês
- 4 tomates cereja
- 4 colheres de sopa de cebola refogada
- Azeite a gosto
- Cebolinha e manjericão a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 4 colheres de sopa de maionese
- 4 colheres de sopa de iogurte grego
- 4 pães de cachorro quente
Lave os lombos de bacalhau em água fria, seque bem e frite com azeite e um dente de alho picado – faça isso com os dois lados do peixe por entre três e cinco minutos. Em seguida, retire a pele e as espinhas e pique.
Corte as folhas de alface em tiras e o pepino em tiras, enquanto o tomate cereja deverá ser fatiado em rodelas. Descasque a cenoura e depois rale.
Para fazer o molho, misture a maionese e o iogurte grego. Em seguida, adicione o suco de limão, a pimenta-do-reino, cebolinha e o manjericão. Misture bem e coloque nos pães.
Monte o sanduíche colocando alface, pepino, tomate, cenoura e bacalhau. Finalize com a adição da cebola frita e sirva.
Autor:
Felipe Maia