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sexta-feira, 3 de maio de 2024

As principais tendências para o mercado musical em 2023

Se antes o radinho estava ligado, hoje as plataformas musicais oferecem a ideia de cada um produzir sua playlist e ouvir quando quiser. O Spotify, por exemplo, cria tendências com base no comportamento dos fãs e artistas, o que transformou a indústria musical.  

Segundo dados da plataforma, para 2023 existem pontos importantes sobre como os singles estão sendo consumidos. A primeira coisa a ser considerada é como as pessoas descobrem uma nova música. Esse dado é essencial aos artistas que trabalham dia a dia em como conseguir entrar nas playlists. Nesse sentido, a cidade de São Paulo é onde tem essa tendência, tendo mais de 700 milhões novos streamings.

Para o empresário e marketeiro Thiago Gaúcho, que já trabalhou em lançamentos de George Henrique e Rodrigo, MC Danny e outros, é muito importante criar relacionamentos dentro da plataforma. “A influência é essencial, pois atualmente dependemos de playlists, influenciadores, pessoas que têm as ferramentas para fazer a música chegar até o público”, explica.

Se atingir um novo fã é importante, manter a sua base também é um diferencial. Ainda na pesquisa do Spotify, 5% dos seguidores escutam o artista até seis vezes mais que todos os outros. Além disso, o fã escuta o seu artista três vezes mais após salvar como favorito. Outra coisa é sobre as estratégias, visto que o período de visualizações da página do cantor aumentam quase 80% em dias de lançamentos.

Segundo Thiago, esses números mostram que a constância é fundamental para conseguir se manter forte na indústria em 2023. Com um mercado digital que cresce dia a dia, o artista precisa estar sempre produzindo, estar diariamente nas redes e ter identificação.

“Quando o artista não abastece o público, seja ele grande, médio ou pequeno, ele perde tudo o que foi plantado. A constância é onde os artistas costumam falhar com mais frequência. O público recebe muitos conteúdos, e para você ser interessante e não perder esses fãs você tem que ser frequente em todos os espaços possíveis”, conta ele.

Com o surgimento de novas ferramentas e outras atualizações, o certo é dizer que a forma de trabalhar um lançamento precisa ser bem planejada para atingir novas pessoas e abraçar ainda mais os fãs que já seguem os artistas. Mostrando, assim, que o artista precisa saber que a forma da música chegar nas pessoas sofre mudanças.

Autor:

Henrique Souza

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