23.1 C
São Paulo
domingo, 28 de abril de 2024

Alma antiga

Quando já nascemos velhos.

Desde que eu era criança sempre ouvia os outros dizerem que eu tinha uma “alma de velho”, por mais esquisito que isso soasse lá no fundo eu concordava, pois era assim que me sentia. Programas de jovens nunca me interessaram. Até hoje não me ligo em modismos, sejam eles de vestimenta ou tendência. Nunca fui muito vaidosa na verdade acho cansativo, por mais roqueira que eu seja não me imagino indo em shows com barulho e aglomeração. Sempre tive amigas da mesma faixa etária, mas bom mesmo é conversar com pessoas mais velhas até mesmo idosas, com assuntos e experiências que me interessam mais. Histórias de Teresópolis de cinquenta ou sessenta anos atrás me fascinam principalmente quando quem conta viveu essa época, amo épocas que nem sequer vivi.

O quê dizer das músicas? Anos 80 pra mim são as melhores e tempo algum vai superar.  Músicas clássicas, óperas… como não se arrepiar ouvindo Carmina Burana O Fortuna de Carl Orff ? Obrigada Deus por isso! Troco fácil uma festa da turma por um sábado em casa assistindo um bom filme policial ou documentário histórico, lendo um livro ou indo a alguma exposição de arte, ou piano bar (tá bom, agora extrapolei).

Claro que também gosto de algumas coisas de jovem como Fast Food, parque de diversão, shopping, mas qualquer coisa que fuja disso, já me tira da zona de conforto, e isso não tem nada a ver com temperamento, as velhas almas podem ser extrovertidas, introvertidas, tímidos, etc.

Ser uma “velha alma” nem sempre é fácil. As velhas almas costumam ser rotuladas de chatas ou esquisitas e passam pela vida com a sensação constante de que ninguém as entende de verdade. Costumam ser solitárias, mas talvez sejam mais seletivas no convívio não por arrogância, mas por conexão. Nunca tive medo da solidão, pelo contrário, as vezes me encontro melhor na minha própria companhia. Por alguma razão não me adequo ao mundo atual e não me envergonho por isso.

Tenho certeza que nasci na época errada, nasci com uma alma de no mínimo 60 anos, uma alma, mente e coração antigos e não acho que seja ruim, só sou assim.

Shirlei Pinheiro

Shirlei Pinheiro
Shirlei Pinheiro
Nascida em Teresópolis é formada em Recursos Humanos e atualmente estuda Bacharelado em História, começou sua vida literária em 2016 escrevendo crônicas. Em 2020 criou o blog Paixão Crônica, em 2021 começou a participar de coletâneas nacionais e internacionais. Também em 2021 criou o grupo literário Escritores da Serra no Facebook. Produtora cultural e artista plástica é membro da Academia de Artes, Ciência e Letras do Brasil ocupando a cadeira de nº 734, também é membro da Academia Internacional Mulheres da Letras, ocupando a cadeira de nº 208. Publicou o livro Meus Escritos pela editora Uiclap.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Madrugada marcante.

E acabaram com a Praça Onze

Medusa e o machismo

A crise dos 40

Patrocínio