18.7 C
São Paulo
domingo, 12 de maio de 2024

Lavanderia sem segredos: aprenda como iluminar esse ambiente de forma adequada

A Yamamura ensina como incluir a iluminação ideal para esse espaço, de forma a contribuir com as atividades diárias

Todo dia, os clientes visitam as lojas da Yamamura em busca de opções de iluminação para a casa inteira. Porém, no meio de tantas luminárias interessantes, especialmente para os ambientes sociais e de lazer, muitas vezes os consumidores acabam se esquecendo de cômodos importantes para as atividades de organização diária, como a área de serviço, por exemplo. Inclusive, essa é uma das partes da residência que mais gera dúvidas na hora de iluminar, ou comprar artigos. Para facilitar todo esse processo, a megastore, que completa 50 anos no segmento, aproveita para esclarecer alguns pontos importantes sobre o assunto.

Tipo de iluminação
Para a lavanderia, a iluminação ideal fica por conta de luzes diretas e difusas, que evitem sombras e evidenciem o aspecto funcional do espaço. Ao introduzir soluções com uma iluminação que incida diretamente sobre a área de trabalho, algumas atividades como lavar, passar e dobrar roupas são facilitadas.

Peças indicadas
Entre os artigos mais recomendados para as áreas de serviço estão os plafons – tanto os modelos de embutir, como os de sobrepor – sempre a depender do estilo do projeto; assim como luminárias, fitas e perfis, todos de led. As peças podem ser utilizadas de diferentes formas – como, por exemplo, inseridas acima de bancadas ou abaixo de armários, de forma a iluminar a área de trabalho.
Plafon em projeto de lavanderia da arquiteta Christiane Schiavoni / Foto de Carlos Piratininga

Cuidados
Geralmente, por mais que a lavanderia se trate de uma área enxuta, não se engane! A utilização de luminárias muito pequenas ou focais demais podem dificultar a realização das atividades. Caso exista um varal de teto, tome cuidado para que a luminária não fique posicionada logo acima dele, pois quando as roupas estiverem estendidas, isso pode impedir que a luz seja melhor distribuída no espaço. Para quem pensa em armários altos, também não esqueça de fazer a distribuição dos pontos já levando em consideração uma área de superfície menor. Por fim, dê sempre preferência para luzes diretas e difusas acima das bancadas.

Erros comuns
Como citado no tópico anterior, um dos principais erros na montagem da área de serviço está relacionado ao posicionamento de luminárias logo acima dos varais de roupa. Para evitar que isso aconteça e, consequentemente, prejudique a organização, considere o posicionamento dos varais juntamente com a distribuição da iluminação. Dessa forma, um elemento não atrapalha o funcionamento do outro. Além disso, também opte por padronizar a temperatura de cor da lavanderia com a da cozinha, uma vez que, normalmente, essas áreas são integradas.

Sobre a Yamamura
A Yamamura, com 50 anos de história, se destaca no mercado por oferecer soluções completas em iluminação – tanto decorativa quanto técnica – alinhadas à qualidade, preço competitivo e um verdadeiro time de especialistas. Considerada a maior megastore do segmento de iluminação da América do Sul, a marca conta com um mix amplo de produtos, com destaque para os itens exclusivos e importados. A marca possui lojas na Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas, São Bernardo do Campo e Santo André, além de um Centro de Distribuição e a loja online.

Autora:

Karina Monteiro

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio