Precisando de ajuda para aumentar a visibilidade dos seus serviços advocatícios no meio digital?
E se eu te dissesse que, com menos de R$50 por mês é possível se posicionar como autoridade em sua área de atuação e captar a atenção das pessoas?
O principal objetivo do marketing jurídico é fortalecer a imagem do advogado por meio de estratégias que já são utilizadas no marketing digital de diversos segmentos, só que com os critérios e cuidados permitidos pelo Código de Ética da OAB.
A plataforma da MaxJus é uma ferramenta que facilita muito o processo de encantamento de clientes através de conteúdos jurídicos, além de captar dados de contato para advogados que buscam novas oportunidades e fechamentos.
Neste post você entenderá a importância dessa estratégia, o que você precisa para começar e como a MaxJus pode te auxiliar nessa missão.
Por que se posicionar como autoridade na internet é tão importante?
Segundo a OAB, há 1.312.139 advogados registrados em todo o Brasil. Em proporção, esse número seria de aproximadamente 16 Maracanãs lotados.
A comparação foi feita pela AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs) em um estudo recente sobre os números da advocacia no país e demonstra o que já temos percebido há algum tempo: o mercado jurídico tem se movimentado bastante nos últimos anos.
Em meio a esse cenário, a internet tem sido a principal ferramenta para reformular a maneira que escritórios tradicionais se conectam com o público, sempre em busca de continuar no páreo.
Em contrapartida, centenas de negócios criados a partir de 2009 já estruturaram sua advocacia com a ajuda do digital.
Para além desses comportamentos de mercado, temos percebido que o posicionamento digital do advogado vem sendo fortemente acelerado nos últimos 3 anos.
É possível apontar, ao menos, 3 fatores para tentar explicar essa realidade:
- A tendência de ofertas de serviços pela internet;
- A pandemia da Covid-19;
- O Provimento 205/2021, que ampliou as possibilidades do marketing jurídico.
Dito isso, eu faço a seguinte pergunta a você, advogado: Por que NÃO se posicionar como uma autoridade na internet?
A visibilidade que o seu negócio tem o poder de alcançar no meio digital pode se igualar a de grandes bancas de advogados conhecidos por aí, justamente porque você estará no lugar certo, como veremos a seguir.
O comportamento do consumidor
As mudanças no comportamento do consumidor acompanharam o crescente uso da internet, e hoje em dia a procura por qualquer produto ou serviço costuma ser feita primeiramente nas redes.
Se antigamente as pessoas encontravam escritórios de advocacia ou profissionais autônomos por indicação ou nas páginas amarelas, atualmente essa busca pode ser facilmente realizada em buscadores como o Google ou por meio das redes sociais.
Além do mais, os escritórios digitais (como vem sendo chamados os atendimentos à distância) têm alcançado público de diferentes estados e países. O que temos acompanhado é uma adesão cada vez maior de pessoas fazendo contratações de advogados das mais diversas áreas de atuação, no modelo online.
Para que esse modelo de negócio seja sustentável a longo prazo, o profissional precisa transmitir confiança, segurança e conhecimento ao seu público.
É nesse ponto que o marketing jurídico pode ser de excelente valia.
Utilizando a MaxJus para alcançar seus objetivos
Até aqui você já sabe que o marketing jurídico tem a finalidade de otimizar os resultados da advocacia através do posicionamento de marca e da captação de clientes.
E para isso, várias estratégias podem ser utilizadas: redes sociais, marketing de conteúdo, SEO, entre tantas outras.
A proposta da MaxJus é unir as características de todas as possibilidades do marketing jurídico em uma plataforma que facilita a prospecção de clientes através do posicionamento do advogado como uma autoridade.
Nós mapeamos 4 necessidades básicas para a execução de um plano de divulgação de serviços na internet, todas atendidas pela plataforma.
Site responsivo e online 24 horas: atualmente as pessoas utilizam a internet prioritariamente pelo celular, razão dos sites serem responsivos, ou seja, adaptarem o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets.
Também é fundamental que o site esteja hospedado em um servidor agiu, sem lentidão para carregamento.
Conteúdos multimídia: o consumidor não está interessado somente no seu telefone de contato, ele deseja saber como você pode ajudá-lo e quais conteúdos você pode entregar para que ele entenda mais sobre o próprio problema.
A variedade no formato de conteúdos conversa com diferentes perfis: se você oferece texto, vídeos e áudios, a probabilidade de alcançar mais pessoas é bem maior.
Compartilhamento em diferentes canais: compartilhar sua página e até mesmo fazer a distribuição dos conteúdos postados é essencial para alcançar o seu público-alvo.
A Max Jus já faz um serviço de divulgação com foco em convidar o público em geral para buscar advogados na própria plataforma, mas nada impede que você também compartilhe sua “vitrine” nos seus canais de comunicação, como as redes sociais e o WhatsApp.
Formulário de contato: toda página que tem o propósito de vender algum produto ou serviço, precisa ter um formulário para captar os dados de contato de potenciais clientes.
Na MaxJus a prospecção é ativa e passiva: a página de serviços do advogado conta com um formulário para a pessoa que deseja solicitar um retorno (e o profissional recebe esse pedido em seu e-mail), e os telefones e e-mail do advogado também ficam visíveis, caso a pessoa deseje fazer um contato direto.
Dicas para melhor aproveitamento da plataforma
Tenha uma boa foto
Na edição do perfil do advogado, há dois lugares para colocar imagens: na foto do perfil e na foto de capa.
Entre as duas, a principal, sem dúvidas, é a foto do seu perfil. Prefira fotos de rosto, com ar mais profissional e que transmita confiança e seriedade. Se preferir, você pode utilizar a mesma foto que já usa em seu perfil do LinkedIn.
Lembre-se de estar atualizando a imagem de tempos em tempos.
Mantenha seus dados atualizados
Isso é muito importante e passa despercebido por muitos profissionais. Cadastre os dados de contato que realmente são utilizados por você, como por exemplo, o seu melhor e-mail.
Não adianta receber solicitações de contato via formulário em um e-mail que não é checado regularmente.
Quem atua com busca de oportunidades no meio digital deve ser facilmente encontrado através de e-mail ou WhatsApp.
Conteúdo: como produzir?
Acredito que você já tenha percebido que produzir bons conteúdos têm relação direta com alcançar clientes mais qualificados, certo?
Mas sobre o que falar? Aqui vai algumas dicas:
1- Falar da importância do advogado especialista em x área;
2- Descrever casos em que você já atuou e quais foram os resultados alcançados para o cliente, com foco em trazer um exemplo prático;
3- Observar temas recentes na mídia e que possam ter relação com sua área de atuação, pode ser interessante dar sua opinião como especialista;
4- Dicas para quem deseja realizar x procedimento, de acordo com sua área de atuação.
Enfim, as possibilidades são diversas. Vale até dar uma olhada no que os concorrentes estão fazendo para se inspirar.
Obs.: lembre-se que os conteúdos são direcionados a pessoas que não tem conhecimento jurídico, então simplifique o máximo que puder.
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Conclusão
Hoje apresentamos um panorama completo de como a MaxJus pode ser utilizada como ferramenta para o advogado se posicionar no meio digital.
Agora, que tal colocar todas essas estratégias em prática com o auxílio da plataforma? Cadastre-se e veja como é simples! Se preferir falar com um consultor e tirar dúvidas antes de assinar o serviço, clique no banner abaixo.
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