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terça-feira, 14 de maio de 2024

Como Elaborar Um Diagnóstico Empresarial

Quais São os Principais Fatores Que Causam Impacto na Elaboração de Um Diagnóstico Empresarial? Por Que o Lançamento de um Novo Produto Pode Mudar Radicalmente o Conceito do Seu Negócio ou Suas Estratégias? Como Elaborar Um Autodiagnostico?

Se você vende produtos – ou serviços – fique atento, pois existem vários aspectos externos que devem impactar a demanda dos seus produtos e/ou serviços. São recomendações simples que o ajudarão a entender as variações das vendas, os atrasos dos fornecedores ou ainda as súbitas alterações de preços. Podemos dividir os fatores de impacto em três (3) grandes grupos:

1) Fatores Econômicos: São indicadores relacionados ao desenvolvimento da Economia do país, do estado e da cidade onde você tem o seu negócio, podendo afetá-lo de forma positiva ou negativa. Exemplos: Taxa de crescimento da economia, medida pela variação do PIB; Taxas de juros; Taxas de variação da renda familiar; Taxas de desemprego na região onde está o seu negócio; Acesso ao crédito do consumidor; Inadimplência; Taxas de câmbio (exemplo: valor do dólar ante o real); Características regionais como expansão de grandes empresas locais ou obras de vulto na sua região

Você não precisa ser um especialista em economia para operar seu negócio, mas é importante desenvolver o hábito de analisar como cada um dos indicadores acima podem afetar sua empresa, numa relação chamada de “causa e efeito”. Com o tempo, você tomará gosto pelo exercício e terá uma visão abrangente, facilitando seu planejamento de curto e médio prazos.

2) Fatores Mercadológicos: Dizem respeito ao que está acontecendo no campo dos negócios, onde o ambiente formado pelos fornecedores, concorrentes, lançamentos de novos produtos, novas tecnologias e propaganda podem influenciar o seu negócio. Desta forma, o lançamento de um novo produto pode mudar radicalmente o conceito do seu negócio ou suas estratégias, tais como os seguintes exemplos no contexto global:

_ O fabricante de bacias de alumínio viu seu mercado declinar quando lançaram bacias e utensílios em plástico e, recentemente, as importações de tecidos e confecções da China (a preços mais baixos que os nacionais) trouxeram grande apreensão ao setor de confecções.

Sendo assim, fique atento também às regulamentações pois elas podem ser uma dor de cabeça para o seu negócio, principalmente se você estiver no ramo de alimentação, ou se o seu negócio necessita de licenças ambientais para funcionar. Nesses casos a melhor recomendação é cumprir todas as leis específicas para que a sua energia e atenção sejam aplicadas ao próprio negócio.

3) Fatores Comportamentais: Dizem respeito às atitudes dos clientes e como eles priorizam suas compras. Para compreender melhor essas questões é preciso observar o comportamento das pessoas, seus hábitos de compras e como alguns fatores comportamentais estão mudando. Exemplos: Sentido de emergência (as pessoas têm menos tempo para comprar); Crianças e adolescentes participam do processo decisório de compras; Mulheres com papel mais determinante na decisão de compras; Idosos participam ativamente do mercado de consumo; Saúde como estilo de vida; Ética e cidadania como valores incorporados ao negócio.

Outros exemplos: Preservação do meio ambiente; Compras baseadas no valor que o produto representa para aquele consumidor; Facilidade de informação (Informação on-line); Comodidade (ter perto de casa os produtos de maior conveniência); Maior disposição para diferenciação e personalização; Valorização do lazer e do bem-estar.

Essas são as principais tendências comportamentais e que explicam por que determinadas empresas fazem tanto sucesso, enquanto outras copiam em uma tentativa pouco eficaz de “pegar o vácuo” no sucesso do outro.

Como Elaborar Um Diagnóstico da Sua Empresa

O diagnóstico empresarial é uma importante ferramenta de planejamento, através da qual você terá uma ideia dos pontos críticos da sua empresa que irão demandar sua atenção e correções. O autodiagnostico é feito por meio de um questionário dividido em blocos, conforme as etapas das operações que compõem o seu negócio.

Cada bloco é composto de perguntas para as quais são atribuídos pesos e pontuações e, por meio da tabulação das respostas, você tem uma visão clara de como está sua empresa. Esse questionário é uma forma interessante de mapear as forças e fraquezas da empresa e conferir um importante norteamento para elaborar um Plano de Ação.

Existe uma tendência das micro e pequenas empresas de atuarem sob demanda, um processo popularmente chamado de “apagar incêndios”. Às vezes é necessário, mas fazer deste processo uma regra pode ser muito desgastante. Então, avalie se você está trabalhando desta forma e, caso positivo, o autodiagnostico empresarial e posterior Plano de Ação serão de grande utilidade.

O autodiagnostico é composto de cinco (5) blocos, cada um representando um processo da empresa (Comercialização, Finanças, Pessoas, Planejamento e Resultados). Cada bloco contém 5 perguntas que são pontuadas de 0 a 4 conforme seu julgamento daquele quesito e, desta forma, o número máximo de pontos para cada bloco é de 20.

Imagine que você estabeleça as metas de vendas, mas não acompanhe e, ao final do mês, você tem sempre uma surpresa (positiva ou negativa). A partir desta análise você pode atribuir, por exemplo, a nota 3 e, dessa forma, você deve proceder com as demais questões até terminar cada bloco.

Some agora os pontos atribuídos a cada questão e divida por 20 (número máximo de cada bloco), você encontrará o percentual de representação daquele bloco. Lembre-se que temos cinco (5) blocos, cada um valendo 20 pontos, portanto a soma dos 5 é igual a cem (100).

Some agora os totais de pontos de cada bloco e você terá um percentual que representa como a sua empresa está em termos dos cinco (5) processos de gestão. A importância destes procedimentos é ressaltar onde você deve concentrar sua atenção e esforços de melhoria.

Como Estabelecer Estratégias Empresariais

As Estratégias Empresariais são importantes ferramentas para nortear as ações do dia a dia, pois além de concentrar esforços em torno de objetivos pré-definidos, minimizam imprevistos e potencializam resultados. A estratégia é um plano que a empresa estabelece, respondendo a uma demanda do mercado ou do ambiente que a envolve e, dentro deste plano, é importante considerar claramente os objetivos da estratégia, as ações a serem implementadas e os recursos necessários.

As estratégias dependem do potencial da empresa, dos recursos a serem aplicados, das oportunidades do mercado e das reações dos concorrentes ou dos públicos envolvidos. Precisa estar inserida em um plano maior da empresa, na visão de futuro e nos objetivos de médio e longo prazo. É a ponte que ligará o presente ao futuro pretendido

A comunicação das estratégias a todos os funcionários da empresa é muito importante para atingir os objetivos propostos. Forma-se uma corrente não só com aqueles diretamente envolvidos nas ações, mas com todos os demais que passam a colaborar para o sucesso da empreitada. As estratégias precisam ser avaliadas quanto ao desempenho e aos resultados esperados, assim, é preciso haver indicadores numéricos que permitam avaliar as ações em curso, permitindo correções de rumo quando necessário.

Exemplos de Finalidade de Estratégias:

  • Lançar novo produto como resposta a uma demanda do mercado ou ação do concorrente / Baixar preços para ganhar novos clientes ou enfraquecer a posição dos concorrentes / Consolidar marca ou a posição da empresa por meio de um plano de propaganda.
  • Montar parcerias para garantir continuidade de fornecimento de matérias-primas ou produtos / Ocupar espaços de mercado evitando a entrada de novos concorrentes, chamadas estratégias de blindagem.
  • Direcionar a oferta para públicos bem definidos, tornando-se referência para estes públicos e especializando-se neste atendimento. É chamada estratégia de ocupação de nichos de mercado / Inovação de produtos, serviços ou tecnologia, colocando sua empresa sempre à frente do mercado e dos concorrentes.

Como você pode verificar, as estratégias podem ser adotadas nas mais diversas circunstâncias e finalidades. Reserve algum tempo do seu dia a dia para pensar se o curso dos acontecimentos está de acordo com o que você pretende para o futuro da sua empresa. Lembre-se de que estratégia não combina com correria, pois Estratégia é ação de planejamento e requer reflexão.

https://www.facebook.com/profigestao

Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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