O Índice de Desperdício de Alimentos faz parte da meta 3, das 17 listadas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas (ONU), instituído em 2012. De acordo com a ONU, o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano, com 80% desse descarte inapropriado vindos do manuseio, transporte e má gestão nas centrais de abastecimento.
Os restaurantes, sozinhos, são responsáveis por 6 mil toneladas de comida desperdiçada de acordo com a World Resourses Institute (WRI) Brasil.
Na contrapartida desses dados, diversas foodtechs e marcas mais jovens criaram iniciativas para combater o desperdício e reaproveitar alimentos.
Entre as iniciativas, a Olga Ri, startup de saladas se destaca por produzir saladas e sopas saudáveis e reaproveita talos de verduras e legumes que sobram dos preparos das saladas para produzir os caldos. A medida, além de evitar o desperdício de alimentos bons para o consumo, permite que a foodtech tenha opções extras em seu cardápio para os dias mais frios.
“A campanha ‘’Até o talo’’ nasceu com a ideia de reaproveitar talos de verduras e legumes para criar um caldo e auxiliar na produção dos pratos. Além de muito saudável, é uma forma de contribuir com o meio ambiente e com as pessoas também”, destaca Bruno Sindicic, CEO da Olga Ri.
Autora:
Deborah Fecini