18.6 C
São Paulo
terça-feira, 9 de agosto de 2022

Lançamento: vasos de jeans reciclados unem moda, décor e sustentabilidade

As empresas Vasart, Therpol e a Plataforma Circular desenvolveram uma coleção circular de vasos
Coleção de vasos, que são produzidos através de fibras de tecidos em fim de ciclo de uso. As peças são 100% recicláveis / Divulgação Vasart
Já imaginou ter um vaso produzido a partir do tecido de uma antiga calça jeans? Sim, essa novidade acaba de ganhar forma através da parceria de três empresas. Pensando em novos caminhos sustentáveis, a Vasart fez uma parceria coma Therpol e a Plataforma Circular para o desenvolvimento de uma coleção circular de vasos, a Vasart Renova Therpol, que é produzida através da biotecnologia Therpol e de fibras de tecido aliadas ao plástico polietileno. 
Vasos jeans em 4 diferentes formatos e medidas: 58cm x 80cm; 45cm x 55cm; 58cm x 24cm e 35cm x 40cm / Divulgação Vasart
Como é feito o vaso jeans?
Esse processo possui algumas etapas importantes:

1- Primeiramente, o app Plataforma Circular, da Cotton Move (que visa a redução do desperdício têxtil) coleta os jeans que estão no final do ciclo de uso. Em parceria com a Retalhar (que realiza a logística reversa), essas roupas são totalmente desmanchadas até virarem fibras. 

2- Depois disso, essas fibras são adicionadas ao therpol (termoplástico – uma biotecnologia à base da borracha da seringueira), usado atualmente na composição de diversos produtos. 

3- Por fim, a Vasart recebe o composto com o resultado dessa junção e, então, insere essa matéria prima à produção de seus vasos rotomoldados, que são feitos principalmente com polietileno. O melhor de tudo é que esse processo é circular, ou seja, no futuro, o vaso descartado vira vaso novamente!
Etapas do processo / Divulgação Vasart

Modelos
Inicialmente, as peças estarão disponíveis em 4 tamanhos diferentes: 58cm x 80cm; 45cm x 55cm; 58cm x 24cm; e 35cm x 40cm, todos na cor jeans e no formato dos vasos da coleção Bali, que levam muito charme para o décor.
Os vasos podem ser utilizados em ambientes externos e internos, pois são resistentes ao sol e à chuva em razão de seu material de alta qualidade / Divulgação Vasart

Antes que o vaso jeans se tornasse uma realidade, os envolvidos percorreram um longo caminho de estudos, testes, reuniões e parcerias. “É uma grande honra fazer parte desse projeto, principalmente ao lado de empresas tão dedicadas à sustentabilidade. Essa parceria de sucesso só foi possível graças ao estudo, empenho e a vontade de todos em buscar soluções criativas e sustentáveis para o meio ambiente”, conta Silvana Novaes, diretora da Vasart.
Os vasos jeans possuam um visual moderno e descontraído, além de combinarem com diversos estilos de decoração / Divulgação Vasart
Onde encontrar os vasos: No site da Vasart (www.lojavasart.com.br) e nas lojas Leroy Merlin.
Sobre as parcerias:

Plataforma Circular, da Cotton Move
Representa uma aliança entre sustentabilidade têxtil e tecnologia. Tem como objetivo ampliar as práticas da Economia Circular na indústria da Moda e transformar a cultura produtiva pela ética e colaboração. Acessível por aplicativo ou desktop (www.plataformacircular.app), traz um sistema de logística reversa com mais de 230 pontos de descarte ou aquisição de novos produtos com fibras recicladas, nas 5 regiões do Brasil.

Therpol
Consiste em uma inovação sustentável, que modifica os mais diversos tipos de plásticos a partir da Biorrenovável Borracha da Seringueira, proporcionando circularidade aos mais diversos tipos de resinas plásticas, sejam ela virgens ou oriundas de reciclagem (pré e pós-consumo). Para saber mais, acesse: www.proquitec.com.br/therpol/

Vasart
A Vasart é uma empresa 100% brasileira e totalmente dedicada à pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que promovem uma relação harmoniosa do indivíduo com a natureza. Um de seus principais objetivos é a produção de peças que transformam os ambientes em locais de bem-estar e prazer, como coleções de vasos contemporâneos, acessórios e móveis exclusivos, assinados e patenteados.

Fundada em 2004, é a primeira marca no Brasil, na área de vasos roto-moldados, a lançar produtos com polietileno verde para o público nacional, com certificado I`m green. Além disso, também utiliza 50% de material reciclado na composição de todas as suas peças, com base nos princípios da Economia Circular, que retira toneladas de lixo de nosso planeta.

Autora:

Karina Monteiro

Deixe uma resposta

Leia mais

Patrocínio