20.8 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Aumento de casos de Covid-19 nas escolas: teste PCR saliva é o ideal para crianças

O país tem registrado o aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas e muitas cidades estudam rever as regras de flexibilização. No Rio, a prefeitura recomendou, nesta quinta-feira (02), que as crianças voltem a usar máscaras no ambiente escolar, pois muitas escolas têm registrado incidência maior de contaminação entre estudantes e professores. Além de manter os protocolos de prevenção, caso a criança apresente algum sintoma, testar é fundamental. E o exame PCR saliva é ideal para crianças, já que a coleta da amostra é por meio da saliva.

“A vantagem do PCR saliva é ser menos invasivo e indolor. Ele possui a mesma eficácia do PCR comum – que utiliza swabs (uma haste com aproximadamente 15 centímetros, semelhante a um cotonete) – e seu percentual de sensibilidade é de 82%”, explica o farmacêutico Fábio Alonso, CEO do Laboratório Contraprova, em Niterói, Rio de Janeiro.

A criança deve testar logo quando apresentar os primeiros sintomas ou se teve contato com alguém que positivou. Não há restrição de idade, nem contraindicações.

O teste pode ser realizado por meio de atendimento domiciliar. A amostra deve ser colhida apenas pelos técnicos do laboratório.

Por ser bem menos invasivo que o teste por swab, o exame de saliva não causa o desconforto geralmente relatado por quem usa o swab. Segundo pesquisadores essa facilidade na dinâmica desse tipo de teste poderia facilitar a testagem em massa de crianças e também em adultos. 

O teste de saliva por RT-PCR é usado no Brasil desde a década de 80 para detectar outras doenças infectocontagiosas em crianças e adultos, como dengue e zika.

Mais sobre o Contraprova

Fundado em 2009, o Laboratório Contraprova é uma empresa especializada no fornecimento de análises laboratoriais nas áreas de Toxicologia, Biologia Molecular, Hematologia, Bioquímica e Imunologia, atendendo aos mais elevados requisitos de qualidade.

O Contraprova viveu um boom durante a pandemia e  tornou-se dos maiores centros de testagem para covid-19, realizando cerca de um milhão de exames em 2021.  Para empresas, pessoas físicas, órgãos públicos, em eventos, como recentemente o ‘LFA 126’ (Legacy Fighting Alliance), que aconteceu em março no Rio, em que o Laboratório realizou a testagem dos participantes.

Toda essa demanda e busca por testes e diagnósticos fez com que a empresa tivesse uma grande expansão, saindo de uma área de 400 m²  para uma de 3 mil. São 3500 postos credenciados em todo o Brasil e o Contraprova segue redimensionando a estrutura, credenciando laboratórios parceiros para ampliar a capacidade de atendimento, mantendo a excelência.

Autora:

Claudia Mastrange

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio