22.2 C
São Paulo
terça-feira, 16 de abril de 2024

Grupo Musical Le Pifolé lança álbum musical com 12 peças para pífano

A inspiração é o regionalismo da música brasileira

A sonoridade do Le Pifolé é inspiração para muitos músicos e fãs da música brasileira. O grupo musical fará o lançamento de seu primeiro álbum, em uma Live, no dia 21 de maio, no Canal Parabolé, no YouTube. O álbum contém 12 peças instrumentais, escritas para pífano – instrumento tradicional que no Brasil adquiriu contornos de linguagem muito peculiares e que reúne em torno de si uma importante tradição musical. O projeto é realizado pela Parabolé Educação e Cultura por meio do mecenato municipal com o patrocínio da Lojacorr, Positivo e Intersept.

As músicas são inspiradas em temas tradicionais executados por bandas de pífano em diferentes regiões do Brasil e composições contemporâneas para pífano. O grupo é motivado pelos regionalismos da música brasileira, e principalmente os de origem rural. Neste álbum, apresenta suas experiências com o repertório e a instrumentação das bandas de pífano, em arranjos feitos por Carlos Malta e Sérgio Albach. Integram o grupo os músicos Leandro Teixeira (pífano, voz e percussão), Leon Adam (pífano, voz e percussão), Ary Giordani (acordeom e coro), Iê dos Santos (percussão e coro), Zé Ronaldo Ribeiro (dança, percussão e coro).

Conhecido como pífaro em Portugal e piffero na Itália, na tradição do nordeste brasileiro, o pífano, ou apenas pife, é um tipo de flauta popular feita com diversos materiais como taquara, bambu, metal e até mesmo em tubo PVC. “Ele é um instrumento muito primitivo, mas com muitas possibilidades a serem exploradas. A ideia é estimular as crianças e adultos para que conheçam o instrumento e também aprendam a fazê-lo com as próprias mãos. O lançamento do CD ajuda a difundir os gêneros musicais populares e variações de estilo da música brasileira que são pouco conhecidas nos grandes centros de consumo cultural. É uma forma de democratizar o acesso para estilos que não são muito divulgados e explorados”, conta o músico Leandro Teixeira que junto com o produtor Nélio Spréa fundou a banda. Com mais de 200 apresentações realizadas, o Le Pifolé tem dois prêmios conquistados – Prêmio Funarte da Música Brasileira 2012 e Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2011.

A proposta do álbum é apresentar a versatilidade do instrumento pífano e isso se dará a partir do aproveitamento de temas melódicos que são executados por pifeiros tradicionais, como João do Pife, Zabé da Loca e Mestre Bia, além de releituras de composições de instrumentistas como Carlos Malta, Egildo Vieira e Edmílson do Pífano.

Serviços
Live: Lançamento do álbum musical Le Pifolé
Dia: 21 de maio
Horário: 11h
Link: https://www.youtube.com/watch?v=pyaV_xziMBo

Autora:

Livia Zeferino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio