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terça-feira, 23 de abril de 2024

Vamos Estudar Marketing?

É Possível Prever o Comportamento do Consumidor? O Que é Marketing-Mix? Por Que Estudar Marketing?

Existem muitas dificuldades em compreender o conceito de Marketing, pois afirmações como “isso é puro marketing” ou “tal empresa fez uma grande jogada de marketing” contribuem para aumentar essa confusão.

Além disso, o conceito de Marketing apresenta certas sutilezas que passam despercebidas à maioria das pessoas, pois o ponto de partida das atividades de Marketing é o consumidor e suas necessidades.

Dessa forma, as necessidades humanas exigem que o Marketing esteja ligado às ciências humanas; pois, enquanto consumidor, o comportamento do ser humano não é previsível.

No decorrer da história observamos que vários produtos de qualidade razoável obtiveram sucessos inesperados, ao lado de fracassos inesperados de produtos considerados bons e isso nos lembra que a racionalidade humana não pode ser aplicada nesse campo.

E, tentando diminuir essas incertezas, as empresas modernas vêm desenvolvendo o “Marketing MIX” ao lançarem novos produtos.

Entretanto, podemos afirmar que o Marketing já era praticado até mesmo na Idade Média, pois o artesão levava seu produto (sapato) até uma praça (ponto), oferecia-o aos consumidores por determinado valor (preço) e realizava a venda pessoal (promoção).

Porém, a comercialização moderna não consiste apenas na transferência do produto ao consumidor e, diante disso, a postura atual das empresas deverá considerar o consumidor como o “ponto de partida” para qualquer negócio.

Além disso, as empresas modernas têm que considerar seu público interno, fazendo o possível para satisfazer desde seu mais alto executivo até o funcionário mais humilde.

Esta orientação é conhecida como “Conceito de Marketing”, o qual diferencia as empresas modernas que aplicam esse conceito, das formas tradicionais de comercialização.

Por Que Estudar Marketing?

Além da curiosidade natural sobre o assunto, uma das primeiras perguntas que muitos estudantes podem fazer ao se prepararem para aprender alguma disciplina nova é a respeito da necessidade – e da importância – dessa disciplina, no contexto do curso de sua escolha.

Dessa forma, uma das áreas que mais tem despertado a curiosidade desses estudantes é a área de Marketing, pois com o acirramento da concorrência em vários setores da economia as empresas passaram a se esforçar em comercializar seus produtos de forma eficiente.

Em consequência disso a exposição de todos os indivíduos ao Marketing tem sido intensa e, além disso, tem ocorrido a quase todo momento.

Isso é fácil de constatar, pois ao caminharmos pelas ruas observamos cartazes, placas e letreiros em abundância. Caminhões transportam mercadorias de várias origens – e cidades – para vários destinos e, em casa, escuta-se rádio e assiste-se a propagandas de TV que anunciam diversos produtos.

Nos escritórios, pessoas recebem visitas de vendedores e propagandistas e, diante disso, pode-se afirmar que tudo isso é uma parte do Marketing. Estudos comprovam que certos produtos possuem 50 % de seus preços alocados às despesas de Marketing e, isso significa que, a metade do preço que o consumidor paga é direcionada à promoção de seu bem-estar.

Portanto, todas essas circunstâncias contribuem para aumentar a curiosidade das pessoas sobre essa importante ciência mercadológica e, indo além da curiosidade, constata-se que o Marketing é uma das áreas mais procuradas devido à sua abrangência.

Ele atinge pessoas com tendências às atividades técnicas, os indivíduos entusiasmados pelas artes e os executivos que buscam o Marketing para melhorar os resultados nas suas empresas.

Sendo assim, em algum momento as pessoas são obrigadas a aplicar as técnicas de Marketing, seja quando o estudante vai a busca do seu 1° emprego ou quando o profissional for “vender” sua ideia ao seu chefe.

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Julio Cesar S Santos
Professor JULIOhttps://profigestaoblog.wordpress.com/
Professor, Jornalista e Palestrante. Articulista de importantes Jornais no RJ, autor de vários livros sobre Estratégias de Marketing, Promoção, Merchandising, Recursos Humanos, Qualidade no Atendimento ao Cliente e Liderança. Por mais de 30 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços. Elaborou o curso de Pós-Graduação em “Gestão Empresarial” e atualmente é Diretor Acadêmico do Polo Educacional do Méier e da Associação Brasileira de Jornalismo e Comunicação (ABRICOM). Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Marketing Estratégico

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