21 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Galiza e Architect of Love lançam singles e EP com remixes do álbum “Tudo Que Eu Tenho”

Referências a ícones da cena noturna marcam lançamentos

O duo Galiza e Architect of Love realiza o lançamento de dois singles e um EP de remixes do álbum “Tudo Que eu Tenho”, nas plataformas digitais em abril próximo. As músicas são homenagens às artistas Claudia Wonder (brasileira) e Wendy Carlos (estadunidense).

O material faz parte das últimas ações do projeto intitulado de ”GALIZA”, premiado pelo edital do ProAC ”REGISTRO INÉDITO E LICENCIAMENTO DE CONTEÚDO DE CULTURA POPULAR, TRADICIONAL, URBANA, NEGRA, INDÍGENA E LGBTQI+ PARA EXIBIÇÃO ONLINE (#CULTURAEMCASA)”.

Singles e álbum
No dia 22 de abril de 2022, acontece o lançamento do single com duas faixas originalmente compostas para o álbum “Tudo Que Eu Tenho”, homenageando as artistas Claudia Wonder e Wendy Carlos. O design da capa, dos singles e do EP, ficam a cargo de Panais Bouki.

“Wonder” é a faixa tributo ao legado da cantora e ícone travesti Claudia Wonder (1955-2010), composta a partir de fragmentos de entrevistas dados na década de 1980 e trechos poéticos dobrados por GALIZA. “Wendy” é faixa tributo ao legado do musicista estadunidense e ícone trans Wendy Carlos (1939). Com referências na música eletrônica de vanguarda das décadas de 1960 e 1970, a faixa sinestésica apresenta sequências de sintetizadores que vão se transformando pela voz de GALIZA.

No dia 27 de abril de 2022, acontece o lançamento do single com uma cover para a emblemática canção-manifesto de Claudia Wonder, lançada originalmente no álbum “FunkyDiscoFashion”. “Diva Da Dúvida” foi produzida originalmente por Nivaldo Godoy Jr. em 2007 (que assinava com seu marido Panais Bouki no projeto “The Laptop Boys”), ganha uma nova versão com a participação especial do guitarrista e produtor Estevan Sinkovitz. A faixa é carregada de referências ao pós-punk paulistano (evidenciando as influências originais de Claudia Wonder em suas primeiras apresentações no Madame Satã). 

No dia 29 de abril de 2022, acontece o lançamento do EP com remixes inéditos para algumas das faixas do álbum “Tudo Que Eu Tenho” de GALIZA e Architect Of Love. “Segredos Da Cidade” (APS? Remix) ganha uma atmosfera mais sexy, através de ritmos mais percussivos nas mãos de APS?, produtor da nova safra de DJs. “Chama” (Darklines Remix) é recriada de forma sofisticada com sonoridade futurista e melancólica pelo jovem produtor Darklines. “DNA” (Architect Of Love Remix) radicaliza o discurso original da letra e cria mais peso para o som – resultando em um flerte explícito com o EBM (Electronic Body Music). “Flor Efêmera” (Architect Of Love Remix) é originalmente uma balada dramática sobre a “espera inquieta” pelo par amoroso, mas tem seu significado da narrativa subvertido ao alternar sequências elétricas de hiperatividade “techno” com trechos musicais de vazio existencial.

“O álbum manifesta de forma visceral e libidinosa muitas emoções de melancolia, celebração dos desejos e impulsos sexuais do corpo. A estética com referências na vida noturna está relacionada com as nossas próprias experiências enquanto pessoas que habitam o mundo underground de festas, onde encontramos pessoas diversas convivendo, expressando suas identidades plurais, celebrando seus corpos e liberdade afetiva, imersas em atmosferas onde a música eletrônica (EBM, Techno, Darkwave, Industrial) se faz presente – tudo isso está em nosso projeto. “, argumenta Galiza sobre o projeto.

Sobre o projeto
Voltado para o desenvolvimento de um álbum-visual de videoclipes (batizado posteriormente de GALIZA.DVD), o projeto foi escrito e pré-produzido em meados de 2020 e realizado em 2021 dentro dos limites impostos pela pandemia. A primeira etapa do processo de criação do projeto foi através de alguns diálogos entre Galiza e Architect of Love, no entanto, ambos conectaram suas poéticas trocando interesses musicais em comum, e na prática de trocas de arquivos e composições que cada um já seguia desenvolvendo.

A primeira faixa que compuseram juntos foi ”Tudo Eu Que Tenho”, em seguida nasceu ”Hipóteses Delirantes”, através dessas faixas os dois entraram em sintonia e já tinham pistas de por onde seguir na produção de todo o álbum. Na sequência, os vídeos começaram a ser produzidos com equipamentos simples, sem pretensão de mega produções, onde o foco estava na discussão da precariedade, das disrupção de imagens, da estética underground e low tech (baixa tecnologia, em inglês).

Sobre a Galiza
Pedro Galiza é artista transmídia. Seus interesses e pesquisas se dão no corpo em movimento, e as conexões em redes que esse estado de mover vem a possibilitar. Alguns desse encontros geraram os seguintes trabalhos: Situação de Atrito # Variação Nula (2017 – 2019) com Núcleo Entre_Tanto (direção de Wellington Duarte; FFOBIA SETOR (2018 – 2022) com Mirella Brandi x Muep Etmo; segue em colaborações no Núcleo Artístico Vera Sala, desde 2018. Trabalhou também nas performances “FLESHION” e “Eu Sou Uma Fruta Gogóia”(2019), colaboração com a artista Thelma Bonavita.

Galiza também segue cultivando zonas de pesquisas totalmente autônomas e autodidata,  sendo assim criou e performou alguns trabalhos autorais como ”ACIDENTES” (2015 – 2021), apresentado em vários espaços e configurado em diversos formatos; ”COIOTE CEGO” (2017-2021); DO FILHO NOTURNO AOS PAIS DESCONHECIDOS (2018).

Recentemente iniciou pesquisas como artista musical e desenvolve trabalhos desde 2020 com o produtor Architect of Love. Em 2021, publicaram juntos o álbum ”Tudo Que Eu Tenho”, disponível no Spotify e nas principais plataformas musicais (https://open.spotify.com/album/3TA49fd9uaBcEbwTLzH9QI?si=uhBz7hufRYmBe8GOyYQ2og), desdobrado em videoclipes disponíveis no canal “GALIZA.MP3” do youtube (https://www.youtube.com/channel/UCHi-YXpdxtSBZkUxXw2oozg) e no audiovisual “GALIZA.DVD” que conta com experimentações visuais, além de uma live contado sobre o projeto que estará disponível para streaming na plataforma #culturaemcasa (https://culturaemcasa.com.br/) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre o Architect of Love
Nivaldo Godoy Jr. é formado em Arquitetura e Urbanismo e desenvolve obras experimentais sobre o cruzamento da linguagem arquitetônica com as artes visuais – especialmente o audiovisual – organizando dados e fragmentos a partir de mapografias expandidas.

Iniciou sua pesquisa artística em 2005, integrando a equipe do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, recebendo uma bolsa do instituto suíço Sitterwerk Foundation através do patrocínio da Kunstbibliothek.

Nos últimos anos, apresentou trabalhos nos principais espaços culturais de São Paulo – CCSP, CCBB, MIS, SESC, SESI-FIESP, Galeria Olido, O.C. Oswald de Andrade – além de ter participado de festivais internacionais na Itália e na Suíça. Através do prêmio ProAC publicou o livro “PALAVRACIDADE”, que propõe a fusão entre a linguagem literária e a arquitetônica. Produziu uma série numerada de objetos encapsulados em forma de livro-objeto que integram o acervo de Obras Raras e Especiais da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo. Coordenou os artistas do Coletivo Barragem na exposição de artes integradas “BARRAGEM///SP” em São Paulo e na Bienal de Arte Digital em Belo Horizonte.

Em 2019, colaborou na execução de projetos de cenografia que uniam música, arte e tecnologia no Brasil e na Alemanha. Em 2020, recebeu o prêmio ProAC para a realização do projeto para o álbum-visual GALIZA.DVD, do projeto audiovisual IN-PLAZA e para o curta-metragem experimental SPITI (todos em finalização). Faz parte da equipe de artistas selecionados para o projeto SÃO PAULO SONORA, premiado pelo Prêmio ProAC de artes visuais no ano de 2021.  

Equipe do projeto:

MÚSICA
Composição, letras e vocais / Galiza
Composição, letras, e produção musical / Architect Of Love
Mixagem e masterização / István (Estevan Sinkovitz)

AUDIOVISUAL
Concepção e performance / Galiza
Direção de arte e produção audiovisual / Architect Of Love
Produção executiva e Iluminação / Fernanda Guedella
Criação do visual e make, performance e figuração / Guma Joana
Flauta hulusi, performance e figuração / Ana Eliza Colomar
Produção e figuração / Fernando Ruiz Braun e Panais Bouki
Glitch / Daniel Vasconcelos

CAPA DO ÁLBUM
Concepção, criação do visual e make / Guma Joana
Fotografia / Karla Maria

SERVIÇO RÁPIDO
Galiza e Architect of Love

lançamentos

single Wonder/Wendydia: 22 de abril de 2022 (sexta-feira)

single Diva Da Dúvidadia: 27 de abril de 2022 (quarta-feira)

EP “Tudo Que Eu Tenho” remixesdia: 29 de abril de 2022 (sexta-feira)

Spotify:www.spotify.com
Itunes: www.apple.com/br/itunes/
Deezer: 
www.deezer.com
Tidal: www.tidal.com

redes sociais

Galiza
www.pedrogaliza.com.br
IG: pedrxgaliza/
Spotify:https://open.spotify.com/artist/7nLa2093X9kUQoP4DzcSQO?si=s_Vc0Zs0S1iBKO8n9DPtSA

Architect of Love
IG:
 thearchitectoflove/
Spotify:https://open.spotify.com/artist/4Q1r78p19b1UdCKj5YvKpF?si=bhDmfbAwQhCqkuJ5_NAL-Q

Autor:

 Erico Marmiroli

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio