17.9 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Empresas brasileiras ganham maior prêmio de design do mundo – Docol e Cremme 

Docol conquista o primeiro lugar no prêmio IF Design 2022 com o Chuveiro Toró

Assinado pelo Play Arquitetura, o chuveiro Toró da Docol – maior exportadora de metais sanitários da América Latina – protagonizou o prêmio IF Design 2022 – o mais conceituado prêmio do design mundial – com o primeiro lugar na categoria.

A marca já havia sido contemplada pelo iF Design em 2018, 2019 e 2020, com as torneiras Vougan, Docol Giro, o Chuveiro Docol Play, além da linha Mix&Match. O iF Design Award é considerado o ‘’Oscar do Design’’, o mais conceituado prêmio de design do mundo, que contou esse ano com cerca de 11 mil inscritos de 57 países.

“Conquistar em mais um ano o maior prêmio de design no mundo é uma segurança que nos norteia, onde visamos manter sempre a inovação aliada à função e a estética”, afirma Marcelo Alves, Designer Sênior da Docol. A cerimônia de premiação acontecerá em Munique, na Alemanha.

Sobre o Chuveiro Toró

Com o objetivo de lançar uma proposta para chuveiros externos, a Docol, com a assinatura do Play Arquitetura, traz o chuveiro Toró. Composto por uma ducha e uma base de cimento, pode ser transportado na área externa e colocado em qualquer lugar, sem a necessidade de um ponto de água, já que pode ser conectado a uma mangueira de jardim. O produto possui ainda porta-toalhas e botão de acionamento integrados. A peça tem garantia vitalícia, todo em aço inox, base de concreto Ductal – seis vezes mais resistente que o comum -, acionamento giratório e uma vazão de até 12 litros por minuto.

Cremme vence prêmio alemão IF Design Award 2022 com dois produtos de design autoral

A premiação é considerada o Oscar do Design e a Cremme é dupla vencedora na categoria Home Furniture & Decoration para produtos

A Cremme, marca de design contemporâneo, é vencedora da premiação alemã IF Design Award 2022, considerada o Oscar do design e o principal selo de excelência do design mundial, com dois de seus produtos, a mesa Wabi e a banqueta Cascade, na categoria Home Furniture & Decoration para produtos.

Com a régua cada vez mais alta e o prêmio cada vez mais exigente, a Cremme é a única marca brasileira que concorreu nessa categoria, elevando ainda mais o nível da premiação que tem, como principais critérios, a união de conceito, qualidade e estética.

As duas peças, criadas pelos designers Pierre Colnet e Hadrien Lelong, que também são os fundadores e diretores criativos da marca, trazem tudo aquilo que o prêmio exige, com elegância e sofisticação. A mesa Wabi possui estética singular, com dobras em seus cantos e tampo fino, transmitindo a sensação de leveza e flutuação, aliado à base estruturada que, juntos, se complementam trazendo conforto e simplicidade. É o balanço entre a busca pelo essencial e a expressão poética. Com diferentes dimensões e acabamentos, a peça materializa a solidez e o equilíbrio pensados no desenvolvimento da mesa.

mesa Wabi

Já a banqueta Cascade foi inspirada nas águas das cataratas tropicais, oferecendo movimento e fluidez, como as águas dos rios caindo e formando ondulações suaves, ao mesmo tempo que transmitem força, características que ficam nítidas no artefato, com o assento ondulado incorporado aos pés rígidos. Em três tamanhos e diferentes opções de acabamento, a banqueta Cascade ainda possui a opção de assento em tecido com matéria-prima reciclada ou orgânica e certificada Peta-Aproved Vegan.

detalhe banqueta Cascade em tecido com matéria-prima reciclada ou orgânica

A Cremme, marca cosmopolita, traz a simplicidade pelo olhar dos franceses Hadrien Lelong e Pierre Colnet que, através de suas origens franco-brasileiras, trazem em suas criações novas perspectivas para o desenvolvimento de um design autoral fabricado no Brasil.

Sobre o Prêmio IF Design Award

Organizado pelo grupo Alemão iF International Forum Design GmbH, o prêmio atrai, todo ano, designers e estudantes para concorrer nas categorias de produto, embalagem, comunicação, design de interiores, conceito profissional, arquitetura e design de serviço. Os princípios que guiam o evento são: identificar, apoiar e promover o bom design; ampliar o conhecimento sobre design entre o público, bem como o papel que ele desempenha em suas vidas; ajudar empresas a integrar o design em suas estratégias de longo-prazo; salvaguardar o papel do designer profissional e potencializar o reconhecimento desse perfil de trabalho; efetuar transformações sociais através do design e apoiar jovens talentosos e criar uma plataforma pública para jovens designers.

Sobre a Cremme

Fundada em 2013, pelos designers Pierre Colnet e Hadrien Lelong, a Cremme nasceu da vontade dos sócios de impactar o cotidiano das pessoas através do design, arquitetura e arte, com simplicidade nas formas minimalistas, sem perder o traço tropical característico do Brasil, país escolhido pelos franco-brasileiros.

Com mobiliários produzidos sob medida e demanda, os projetos personalizados resultam em características únicas e funcionais, com a colaboração de designers de diversas partes do mundo, trazendo novas perspectivas para um design autoral, com respeito aos materiais, alto padrão de qualidade, durabilidade e acabamento impecável.

Com início no digital, logo em 2014 o primeiro espaço físico foi inaugurado no Jardim Europa, em São Paulo, junto com o lançamento da cadeira La Central, projetada para compor o mobiliário de um restaurante do icônico Edifício Copan, de Oscar Niemeyer. Em 2017, a Cremme se firma também no mercado corporativo, hoteleiro e hospitalar. Já em 2018, o Instituto Cremme foi idealizado para expandir os ideais da marca também para o âmbito social, educacional e artístico, através da fomentação à cultura e com a exposição “Experimentando Le Corbusier – Interpretações contemporâneas do modernismo”, lançada no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Em 2019, a Cremme assume seu novo e atual espaço, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, materializando de vez sua identidade, em um showroom de 600m² assinado por Felipe Hess.

Autora:

Gabriela Andrade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio