Quem nunca recebeu mensagem de um perfil cujo nome é composto por algumas letras que não formam palavra alguma, ou até formam uma palavra, um nome estranho, um substantivo comum que não faz sentido e não remete a ninguém.
Pode ser que você esteja diante de um perfil “Fake”, é chamado assim porque é geralmente criado por alguém que gostaria de ficar no anonimato, nessa condição pode fazer coisas que normalmente não faria usando seu perfil normal com o nome de verdade, então são chamados de “Fake” por não ter identificação clara.
Se engana quem pensa que pode usar esse recurso para atacar ou falar mal de alguém e não ser descoberto! Existem formas de chegar a identidade real desses perfis, a maioria deles pode ser identificado com alguns procedimentos, sobre isso vamos falar agora.
Pois bem, todo acesso a internet passa por um provedor de conexão, esse recurso tem que estar presente em cada acesso feito, concordamos também que todo dispositivo conectado à rede usa um código chamado IP, “ Internet Protocol” , assim o provedor sabe exatamente o momento que determinado IP acessou determinado conteúdo.
Por sua vez os provedores de aplicações como as redes sociais por exemplo, mantém um histórico de todos os “IP’s” que acessaram algo em um perfil, que enviou mensagem, postou algo etc…,
Agora fica mais fácil, é só ligar uma coisa a outra, com o número IP podemos pedir ao provedor de conexão os dados cadastrais referentes ao dispositivo, pronto está ai o dono do “ Fake ”, em alguns casos é mais fácil ainda, no próprio cadastro feito no aplicativo pode conter o telefone ou e-mail com os dados reais do dono do perfil.
Agora você pode estar se perguntando, como saber os números IP’s ?, é preciso fazer um pedido de quebra de sigilo ao Juiz!! E por qual motivo ele autorizaria essa quebra? Porque geralmente esses perfis enviam mensagens ou fazem postagens agressivas, atacam ou prejudicam a imagem de alguém, essas atitudes são crimes e é por isso que o Juiz autoriza a quebra de sigilo e mostra os dados.
É importante então sempre que você receber uma mensagem ou algo desagradável vindo de um perfil sem identificação clara, salve essas telas para usar depois como prova do acontecido, pode ser que a postagem seja apagada posteriormente e é importante ter uma copia.
Pode fazer “print” das telas, faça um que capture o nome do perfil também, é por traz dele que estão os dados que queremos.
É muito demorado para fazer essa identificação? É relativamente rápido, com um pedido de urgência dentro de 10 a 20 dias já podemos ter os dados buscados. Quem pode fazer esse pedido ao Juiz? Você vai precisar de um Advogado, escolha um especialista na área, ele sabe exatamente como fazer e você ganha tempo, depois de identificado pode mover um processo contra autor do conteúdo ilegal, pode ser um processo cível ou criminal, isso depende do caso!! É possível também pedir a remoção de conteúdo se ainda estiver lá.
Como havia dito, o anonimato na rede pode não durar muito tempo e quanto o comportamento é ilegal, pode trazer consequências desagradáveis.
Leandro Buzon | Advogado
Telefone: 67 9229-0249
Escritório Virtual: https://buzonadvogados.com.br/
Essa questão de segurança de dados é um assunto muito importante, ainda mais no Brasil em que a LGPD está sendo aplicada gradualmente.