19.8 C
São Paulo
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Minha conta foi Hackeada, o que fazer?

É comum o relato de usuários informando que sua conta nas redes sociais foi hackeada,  principalmente no instagram e facebook, isso infelizmente é algo comum e vem acontecendo  de forma recorrente. 

Pode acontecer devido a algumas  falhas destes usuários, para ser mais específico na  maioria  dos  casos  caem  em  algumas  armadilhas  que  possibilitam  a  perda  do  acesso,  em  outras  situações  pode  ser  mérito  dos  hackers sem  que  o  dono da  conta  contribua  efetivamente. 

A  questão é  o  que  fazer  depois  que acontece!! E  como  devo fazer  para  recuperar  o  acesso?

As redes sociais tem serviços de suporte aos cliente / usuários que possibilitam relatar  qualquer  situação  anormal  que  esteja  acontecendo,  isso  pode  ser  abusos  entre  usuários, funcionamento indevido de algum recurso e pedidos para recuperar o acesso ao perfil. 

Ocorre  que  os  serviços  mais  populares  como  instagram  e  facebook  somados  tem  aproximadamente  250 milhões  de  usuários  no  Brasil,  dados  de  2021,    atender  todo  esse  público não parece ser tarefa fácil, para falar apenas sobre usuários que perderam acesso,  eles depois de perceberem o ocorrido tentam muitos contatos para ter de volta seu perfil,  alguns informam  que enviaram mais  de  300  solicitações  tentando  resolver a  questão  sem  êxito. 

Na  nossa experiência  temos  notado  que  o  que  realmente  funciona  nesses  casos é  o  pedido judicial!!  Mas como fazer isso? 

É necessário entrar em contato com um Advogado, de preferencia um especialista na  área, ele vai  fazer um pedido judicial para recuperar o acesso!!   Essa medida geralmente  funciona, são usados os próprios dados do usuário para provar que realmente era dono da  conta em questão, como o conteúdo que ele postava, fotos dele com a família e com amigos 

etc…, alguma campanha feita para impulsionar os negócios quando se trata de perfil usado  comercialmente. 

Esses dados são apresentados no processo e  fundamentam o pedido, desta maneira  não existe argumentos contrários para não devolver o acesso ao proprietário por direito. Isso pode demorar?  O processo  todo leva de 4 a 6 meses, mas geralmente com um  pedido de urgência bem elaborado o Juiz acata e devolve o acesso em 10 ou 15 dias, depois disso são analisados os outros pedidos, como possíveis indenizações e se for o caso a  quebra  de sigilo para identificar os dados do Hacker para processo posterior contra o autor. O fato do suporte das redes sociais não recuperarem o acesso das conta hackeadas é  algo que precisamos entender, eles também estão sujeitos a golpes de falsos usuários e as  implicações da lei caso tomem alguma atitude errada, isso demanda uma analise profunda  dos pedidos o  que requer tempo e mecanismos para constatar que tudo está de acordo. Assim mediante ordem judicial  tudo  fica mais  fácil,  se  foi um  Juiz que determinou a  volta de acesso de um determinado usuário, deve ser cumprido, e não resta dúvida do que  deve ser feito.

Leandro Buzon | Advogado

Telefone: 67 9229-0249

Escritório Virtual: https://buzonadvogados.com.br/

Dr. Leandro Buzon
Dr. Leandro Buzon
Fundador do escritório jurídico Leandro Buzon Advogados Associados; - Advogado e analista de sistemas pela Anhanguera; - Pós-graduado em Direito digital e Compliance pela Faculdade de direito Damásio de Jesus. - Membro da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/MS. - Trabalhou com análise e desenvolvimento de sistemas por oito anos, com experiência internacional, atuou nos Estados Unidos de 2001 a 2005; - É advogado e consultor jurídico em Compliance Digital, Direito Digital, Direito Civil e temas que envolvem tecnologia e inovação; - Entre os assuntos que mais gosta estão Direito e tecnologia, mercado financeiro e investimentos na bolsa “ value investing”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio