18.6 C
São Paulo
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vacinação deveria ser obrigatória no Brasil?

Já cabe de largada começar com uma observação legal, isto é, a Constituição Federal traz nos primeiros artigos sobre o direito à liberdade.

A lei maior no país traz de que ninguém é obrigado a nada senão em virtude em lei.

Bom, a lei parece bem clara. No entanto, não quer dizer que devemos apenas fechar os olhos não importando o caso concreto.

Temos total liberdade sim, só que devemos também observar o direito de outrem. Não podemos ferir a liberdade de outra pessoa. Embora a lei nos garanta liberdade, não quer dizer que podemos fazer tudo. O problema começa quando a liberdade de um esbarra na liberdade de outro. É impossível a convivência numa sociedade que todos tenham liberdade absoluta. Imagine o problema que seria se todos pudessem fazer tudo aquilo que bem entendessem.

A partir disso, percebemos que a liberdade relativa é importante justamente para não agredirmos os direitos de outros, bem como o contrário, que outras pessoas não agridam nossos direitos.

Agora falando sobre vacina, deveria ou não ser obrigatória?

Bom, geralmente quando o assunto é ser humano, a resposta mais ideal é “depende”.

Quando falamos de doenças não transmissíveis, isto é, uma pessoa não consegue transmitir uma doença para outra pessoa, aqui cabe pouca discussão visto que não existe agressão à outra pessoa quando se opta em não se vacinar.

De outro giro, quando falamos de doenças transmissíveis, a história muda um pouco. Ao escolher não se vacinar, aumenta o risco de contrair determinada doença, e consequentemente a contaminação de outra pessoa. Aqui temos uma agressão ao direito de outro alguém quando se opta por não se vacinar.

Há quem diga “basta se vacinar então que não tem risco de se contaminar de quem não se vacinou”.

Bom, isso também não é tão simples. Biologicamente falando, um vírus pode sofrer mutação dentro de um organismo. Então se há muitas pessoas não vacinadas, também aumenta muito a chance de ocorrer mutações de determinado vírus. Uma vacina pode “cobrir” determinada doença, mas não quer dizer que cobrirá as mutações dela.

A vacinação de bilhões de pessoas pode ir “água abaixo” caso se iniciem mutações da doença vacinal.

Então o que temos aqui é, a Constituição Federal garante liberdade para as pessoas, mas sendo uma liberdade relativa, e não podemos transgredir a liberdade de outra pessoa. E quando não tomamos vacina de uma doença transmissível, estamos sim nos arriscando a transmitir uma doença que vai ferir a liberdade do próximo.

Desta forma, cabe afirmar que vacinação de doenças transmissíveis deveria ser, sim, obrigatória no Brasil.

Autor:

Renan Biaggio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio