19.3 C
São Paulo
quarta-feira, 27 de março de 2024

Reflexo do aumento de feminicídio em época de pandemia

O presente trabalho pesquisou sobre os reflexos do aumento de feminicídio em época de pandemia, além de identificar os motivos que levaram ao aumento de feminicídio na época da pandemia; conhecer quais os procedimentos aditados pela justiça com relação a este crime e internalizar quais os avanços trazidos pela lei Maria da Penha no sentido de amparar legalmente crimes de feminicídio. Apesar de a violência doméstica ser um problema antigo sofrido no mundo, durante o isolamento social em tempos de Covid-19 a violência doméstica voltou a ser alvo de muita preocupação. É sabido que o feminicídio ou femicídio é a violência mais extrema exercida contra a mulher que também deriva na privação da vida, bem como a violação dos seus direitos humanos cometido pelo homem que com ela tem ou teve vínculo afetivo. O objetivo geral do presente trabalho é compreender as causas do aumento do feminicidios na pandemia. A violência doméstica já pressupõe a implementação pelo agressor de uma estratégia real de controle, que utiliza elementos estruturais no plano social, além do controle individual, isola as mulheres de suas redes e fontes de apoio externo, principalmente de sua família de origem e amigos. A quarentena, necessária para reduzir a propagação da pandemia, contribuiu de fato para aumentar ainda mais o isolamento das mulheres e suas dificuldades em ativar redes de apoio.As mortes de mulheres por parte dos seus companheiros fazem com que o lar seja o lugar mais perigoso para as mulheres e é comumente a culminação de uma violência de longa duração e pode ser prevenida.

Palavras-chave: Mulher; Feminicídio; Violência.

Autora:

Kailana Oliveira da Silva, acadêmcia de Direito do 10º período do Centro Universitário do Espírito Santo- Unesc campus Serra.

Download:

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente o feminicídio aumentou bastante e muitas mulheres ficaram sem ter para onde fugir em diversas situações, e aí, até que ponto a justiça ajudou?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio