28.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Mortos por pandemia ou genocídio como atividade essencial do estado? Os impactos do negacionismo na evolução da COVID-19 no Brasil

O presente artigo com o tema “Mortos por pandemia ou genocídio como atividade essencial do Estado? Os impactos do negacionismo na evolução da covid-19 no Brasil”, buscou realizar uma análise dos desdobramentos e impactos do negacionismo do governo federal a partir das conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, instaurada para avaliar as condutas de vários membros do governo federal para combater a covid-19 no Brasil. Objetivou-se trazer um panorama sobre a pandemia da Covid-19 no país, com um enfoque analítico sobre o Relatório Final da CPI da Pandemia no Brasil, instaurada no Senado Federal Brasileiro no primeiro semestre de 2021, observando quais conclusões os senadores chegaram no decorrer das investigações sobre a conduta do governo federal no enfrentamento da pandemia. O método de pesquisa utilizado é hipotético dedutivo e de cunho bibliográfico, etapa bibliográfica e documental, em que se fará uma análise bibliográfica relativa à temática em estudo. O artigo está dividido em dois capítulos, sendo que no primeiro apresentaremos um panorama sobre a pandemia e suas consequências na sociedade brasileira e no segundo capítulo, faremos uma análise Relatório Final da CPI da Pandemia no Brasil. Nosso problema de pesquisa é: em que medida as ações do governo federal para combater a pandemia do novo coronavírus no Brasil – em relação à distribuição de medicamentos e insumos hospitalares, à compra e produção de vacinas e a campanhas de conscientização trazidas pelo Ministério da Saúde – foram eficientes?

Palavras-chave: novo coronavírus; pandemia; negacionismo; governo federal do Brasil.

Autor:

Joel Mesquita de Souza, graduando no curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Barra do Bugres-MT, bacharel em Ciências Sociais e licenciado em Sociologia, pela Universidade Federal do Mato Grosso, campus de Cuiabá-MT. Escrivão de Polícia Judiciária Civil do estado de Mato Grosso – Brasil.

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio