21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

A pandemia de covid-19 e os impactos inerentes ao desenvolvimento psicomotor na infância

O desenvolvimento psicomotor na infância, quando estimulado adequadamente, permite que a criança adquira satisfatoriamente o processo de ensino-aprendizagem. Buscando argumentar o quanto as atividades psicomotoras são essenciais na educação, destaca-se a sua importância na prevenção de dificuldades escolares. Desse modo, a relevância dessa pesquisa, justifica-se pela necessidade de compreender os impactos provocados pelo isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus na saúde das crianças como um todo, especialmente no desenvolvimento psicomotor. Para alcançarmos nosso objetivo, utilizamos a Pesquisa Básica, focada na melhoria de teorias científicas em prol da compreensão do efeito causado no comportamento infantil, inclusive consideramos outros aspectos que possam agregar nossa indagação, como objetivo das investigações, localização geográfica dos autores e campo de pesquisa. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo que buscou explorar as decorrências do estresse causado pela pandemia no desenvolvimento pueril e suas repercussões de desenvolvimento psicomotor. Com este trabalho de pesquisa pretende-se fornecer subsídios que possam contribuir para discussão e reflexão acerca das consequências ocasionadas a todos pela mudança de hábitos e rotinas, instituídas para frear a propagação do vírus. Espera-se, portanto, com os resultados obtidos, atestar que os resultantes causados por essa problemática impactam no desenvolvimento psicomotor infantil, na sociedade e inclusive no sistema educacional, desencadeando efeitos nefastos tanto ao que tange ao distanciamento social quanto ao fechamento de escolas, em especial as crianças de primeira infância, fomentando sobre a necessidade adjacente de retorno ao ensino presencial, bem como a segurança deve ser prioritariamente garantido com a vacinação e adequação de hábitos.

Palavras-chave: Coronavírus; Primeira Infância; Psicomotricidade.

Autores:

Carolini Feijó Dutra,a cadêmica. Bacharelanda em Psicopedagogia. Unicesumar (EaD)

Karla Larissa Trassi Ganaza Domingues, coorientadora. Bacharel em Psicopedagogia. Unicesumar (EaD).

Fernanda Paco Carvalho Pinto, orientadora. Bacharel em Psicopedagogia. Unicesumar (EaD).

Download:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio