18.3 C
São Paulo
sábado, 20 de abril de 2024

Interior da Bahia é polo de sustentabilidade: produção limpa está no radar de empresas e faz crescer certificação ambiental

A pandemia completava um ano, quando a advogada e especialista em Sustentabilidade, Victoria Rizo e o engenheiro florestal Vinícius Oliveira, resolveram fundar a Henvix Ambiental. Victoria, CEO de outra empresa já com sua marca desde a fundação, resolveu ampliar os horizontes, desafiando-se novamente depois de 10 anos. “Era uma necessidade minha, era um chamado do mercado. Havia possibilidade e eu avaliei que valia a pena. Há muito o que fazer. Hoje estamos na Bahia, que desenvolve-se cada dia mais como um polo produtivo e com valorização da certificação, especialmente de madeira, mas atendemos todo o país”, destaca a CEO da Henvix Ambiental. No meio do ano, Victoria, que é carioca e mudou-se para a Bahia investindo em Meio Ambiente, foi eleita também Secretária Executiva do Fórum Florestal da Bahia. “É importante. Sou a primeira mulher nesta posição e espero que muitas outras venham. A área tem cada vez mais mulheres em atuação. Quando comecei, isso não era assim. Fico feliz”, celebra.

Um dos desafios da Henvix e de outras empresas do ramo, por todo o país, foi estabelecer raízes sólidas em meio a uma crise econômica tão dura. “A produção, de modo geral, estava comprometida pela pandemia. Mas acreditamos na recuperação. E hoje atendemos clientes de todo o país. O Brasil todo sofreu os impactos da pandemia, mas é crucial entender o mercado e o manejo sustentável, para investir em uma empresa do ramo. Até porque, estamos diretamente atrelados à responsabilidade social, é muito mais que a questão econômica, é pensar num todo, em meio a uma crise. Mas evoluímos muito com isso. A empresa que nasce ou se mantém num período de incertezas como o que vivemos, já traz maturidade para sua operação. É preciso muito estudo e muito diálogo”, destaca.

Desafios para 2022

A especialista destaca que no ano que vem, há grande possibilidade de crescimento do setor de certificação ambiental. “Acho que estamos em recuperação no país. Com a vacinação e a reabertura da economia, há um chamado por mais produção. Aumentam os empregos, o consumo, a economia gira. Aproveito para fazer um chamado para que pessoas, sociedade, corporações, estejam atentas às questões ambientais. Passamos por uma crise que ainda perdura. Vamos preservar mais a natureza e investir em produção e consumo de maneira limpa? É um convite a todos. Vale a pena. E quem desejar estudar para atuar nesta área, também vai ter boas perspectivas”, destaca Victoria.

Autoria:

Assessoria da Henvix Ambiental.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio