23.5 C
São Paulo
terça-feira, 25 de janeiro de 2022

IBAPE/SP ensina técnicas para elaboração e redação de laudos periciais de qualidade no retorno aos cursos presenciais

Abordagem detalha o processo de elaboração com atenção especial à estrutura e escrita, essenciais para compreensão do trabalho e cumprimento de seu objetivo e finalidade

São Paulo, novembro de 2021 – O Ibape São Paulo, referência em avaliações e perícias de engenharia, fecha a programação de cursos estratégicos do segundo semestre com o retorno da experiência técnica presencial, seguindo todos os critérios e recomendações de segurança. Nos dias 03, 04, 10 e 11 de dezembro, o Instituto realizará o curso “Laudos Periciais: Formas de Elaboração e Redação”.

A formação, conduzida pela Arq. Cirlene Mendes da Silva, mestra em Arquitetura e Urbanismo e Especialista em Perícias de Engenharia e Avaliações, apresentará critérios metodológicos, normativos e legais para a redação e elaboração de laudos em perícias de engenharia e avaliações de bens, tanto judiciais, arbitrais como extrajudiciais.

“Este curso possui uma ementa na qual constam os principais aspectos da elaboração de laudos periciais, pareceres, entre outros documentos técnicos, além da demonstração de exemplos. Já na modalidade EAD, face ao limite de horas de aproveitamento eficiente do aluno em frente a um computador, tablet ou smartphone, a ementa do curso seria distinta”, explica Cirlene Mendes.

Diferencial competitivo

De acordo com a especialista, saber elaborar, estruturar e redigir o documento é essencial ao profissional que atua ou deseja atuar nas atividades de perícias de engenharia e avaliações, pois o resultado final dos trabalhos, independentemente da área do conhecimento e da espécie da perícia, é de forma escrita.

“Se o profissional não conseguir redigir um trabalho de forma clara, objetiva, lógica e inteligível, seu cliente, seja público ou privado, judicial ou arbitral, poderá não compreender as análises, resultados e conclusão da perícia realizada, podendo seu trabalho se tornar imprestável à sua finalidade. Procuramos no curso demonstrar ao aluno como promover e incorporar tais características ao trabalho escrito”, ressalta.

Interatividade x aprofundamento no conteúdo

Para a arquiteta, o curso presencial permite ainda uma maior interatividade entre aluno e professor, principalmente em relação às dúvidas que podem surgir, permitindo o esclarecimento imediato.

“Algo também muito interessante nos cursos presenciais é que o aluno pode expor, com mais liberdade e espontaneidade, vivências, experiências em trabalhos realizados, além da modalidade presencial também funcionar como networking, para se conhecer pessoas, trocar informações, fazer parcerias profissionais, atividades mais difíceis de se promover no EAD”, complementa.

Aulas seguirão medidas preventivas

Desde o ano de 2020, o Ibape/SP adequou o atendimento aos protocolos sanitários para conter a disseminação do COVID-19, como limite de número de inscritos, distanciamento adequado entre os alunos, uso obrigatório de máscara e álcool em gel, mudança no cardápio de lanche nos intervalos, entre outros itens.

Com a finalidade de contribuir com essa questão, a Câmara de Engenharia de Segurança do IBAPE/SP elaborou o documento: “Nota Técnica de Orientações Básicas de Prevenção do Covid 19 na Retomada das Atividades Econômicas”, que pode ser acessado no link: https://bit.ly/3mXWV3Z

Serviço

Curso “Laudos Periciais: Formas de Elaboração e Redação”

Datas: 03, 04, 10 e 11 de dezembro de 2021

Horário: 03 e 10 das 19h00 às 22h30 (sexta-feira) / 04 e 11 das 08h30 às 17h00 (sábado)                   

Carga horária: 22 horas

Formato: presencial

Inscriçõeshttps://bit.ly/3FTPvaz

Autora:

Priscila palacio

Deixe uma resposta

Leia mais