26.3 C
São Paulo
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Educação inclusiva: desafios em sala de aula

A presente pesquisa argumenta a importância dos fundamentos teórico-metodológicos da inclusão escolar numa concepção de educação de qualidade para todos. Tem como objetivo discutir os desafios da educação inclusiva em todas as etapas escolares, desde os anos iniciais, considerando dentro dos padrões, os com necessidades educacionais especiais, nas classes do ensino infantil ao superior, da escola regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde deve ser desenvolvido um trabalho pedagógico que sirva a todos os alunos, indiscriminadamente. Sendo assim, o ensino inclusivo é a prática da inserção de todos, independentemente de seu talento, deficiência (sensorial, física, motora ou cognitiva), origem socioeconômica, étnica ou cultural. Conhecer o significado da palavra inclusão, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de prender, tornando-se também fundamental compreender as técnicas de trabalho de cada instrutor/professor de apoio, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, proporcionando ensino-aprendizagem. Para realização deste artigo científico, foi feita uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura artigos originais e científicos de revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Compreende-se que a educação inclusiva deve fazer parte da vivencia escolar desde os anos iniciais, no entanto o que se pretende destacar é o desenvolvimento intelectual cognitivo que acontece com as crianças quando são inseridas em processos de ensino inclusivo, pois o professor utilizando-se recurso e técnicas apropriadas poderá desenvolver em seus alunos o conhecimento de mundo, socialização e a estimulação dos seus reflexos motores e cognitivos.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Escola inclusiva. Técnicas inclusivas.

Autora:

Antonia Aparecida Lobo da Silva, graduada em Pedagogia Licenciatura – UNIARAS. Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial – FAVEN. Email: antonialobo2016@gmail.com

Download:

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Leia mais

%d blogueiros gostam disto: