O centavo da moeda

0
1448

O dinheiro é emitido em moedas e cédulas ou notas, e cada uma possui seu valor deteminado em sua face. O símbolo do real se apresenta por R$, com moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos, e 1 real. E cedulas de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e a ultima delas 200,00 reais.

Com ele compramos feijão, ovos, frutas, legumes, leite, vestuário, rémedios, livros, cursos, viagens, entre outros bens, mercadorias e serviços que necessitamos.

O Leitor deve estar se perguntando o por quê deste tão óbvio preâmbulo, chegaremos ao ponto. Diariamente repetimos atividades cotidianas da qual não podemos escapar de fazermos pagamentos no comércio em geral.

Publicidade

E, ao pagarmos uma compra ou serviço cash, e o troco for em centavos inicia-se uma tormenta. É um ata, nem desata entre os funcionários dos caixas gritando entre si qual colega tem o centavo do troco para o cliente, não sem antes a célebre pergunta “você quer mesmo um centavo?”.

Será que alguém quer se apoderar de dinheiro alheio que não lhe pertence com o propósito de inibir ou constranger o consumidor? Este, só quer seu direito de ter seu troco. Há crime nisso, Caro Leitor?

Em terras estrangeiras, é direito e dever de ambas as partes fazer o seu papel, sem tumultos constrangedores porque há consciencia entre as pessoas do valor e significado de dinheiro. Time is money.

10/10/2021,

Autoria:

Bebeth Von Briski

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui