História da formação de professores no Brasil: entre a informalidae e a busca de diretrizes

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Este trabalho teve com objetivo analisar a formação de professores no Brasil, abordando principalmente as duas últimas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: a Resolução CNE/CP 1, DE 18 DE fevereiro de 2002 e a Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Para isso foi feita uma retrospectiva da história da educação no país, junto com as principais mudanças, criações de universidades e de cursos de licenciatura. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica para a compreensão do estado da arte sobre o tema e posterior análise das diretrizes, fazendo a interlocução com autores como Selma Garrido Pimenta (2009), Bernardete A. Gatti (2010), dentre outros. Percebemos que as diretrizes que norteiam a educação em geral e a formação de professores especificamente sempre tiveram dificuldade em serem concretamente efetivadas no país.

Palavras chave: Formação de professores; Educação; Diretrizes.

Autor:

Alexandre Elias Marim

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