Em 15 de outubro, aplausos para os professores

0
206

Um dia é pouco para a sociedade perceber a importância desse profissional na vida do ser humano. O professor influi na nossa formação, nos mostrando a imperiosa necessidade de aprender, de nos tornar pessoas melhores e com o conhecimento adquirido, exercer nossos direitos, e principalmente, os nossos deveres perante à nação.

No dia quinze de outubro, SALVA de palmas para esse profissional da Educação, que precisa se reinventar a todo momento. Que, nem mesmo a pandemia foi capaz de detê-lo na missão de transmissão do conhecimento. Pelo contrário, impulsionou-o a investir na própria aprendizagem tecnológica. O bom professor não desiste de aprender, procura doar o melhor de si, para que seus estudantes possam vê-lo como exemplo a ser seguido e despertar o interesse pela leitura e pela escrita, essas sim, a verdadeira fonte do saber.

Parabéns a todos os professores com P maiúsculo: competentes, compromissados, dedicados, eficientes, encantados por livros, leituras e exigentes… Sim, exigentes! Porque sem exigência, não há qualidade no ensino aprendizagem.

Publicidade

Cada pessoa que frequentou a escola teve um ou mais professores que marcou a sua vida, por motivos variados. Mas, com toda a certeza, os que mais valeram à pena, foram aqueles que cobraram o nosso interesse pelos estudos, que exigiram disciplina, compromisso, atenção, dedicação. Eles nos fizeram ser pessoas melhores, que consegue interpretar textos, ler as linhas, as entrelinhas e para além das linhas, o discurso dito e o não dito.

Obrigada a cada professor que passou por minha vida, obrigada a todos! Inclusive, gratidão aos que me ensinaram a não ser como eles, não ocasião em que não me ensinaram “nada”! Quando não exigiram a minha aprendizagem… Quando ao invés de conteúdos, distribuiram somente abraços, palavras adocicadas e/ou lembrancinhas inúteis…

Autora:

Ana Maria Castelo Branco

15/10/2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui