19 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

Setembro Amarelo

Esse mês estamos não comemorando, mas promovendo o “setembro Amarelo”, mês em que nos preocupamos de prevenir suicídios, uma realidade muito triste que tem crescido atualmente, mas aí vem a pergunta, “como surgiu o setembro amarelo”? você já parou para pensar nessa pergunta?

A campanha Setembro Amarelo teve sua origem através de um acontecimento trágico. Em 1994, ocorreu que um jovem americano Mike Emme, no auge dos seus 17 anos de idade, resolveu dar um basta em sua própria vida, ele tirou sua vida dentro de seu carro, um Mustang amarelo 68, que ele próprio restaurou. De acordo com o Alana Souza (2020), Mike Emme era um garoto extrovertido, não demonstrava nenhum sinal de depressão. Antes de cometer o suicídio, o jovem deixou um bilhete escrito para a sua família.

No funeral, a família e amigos de Mike Emme distribuíram cartões com fitas amarelas simbolizando a dor e a referência à cor do carro. No cartão continha mensagens para jovens de auto ajuda: “Se você precisar, peça ajuda”. Essa ação da família foi um grande passo, seus cartões alcançaram as pessoas que precisavam e atravessaram fronteiras. Infelizmente, precisou um jovem tirar sua vida para que medidas fossem tomadas para termos um olhar para nossos filhos, alunos, vizinhos, etc.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum lugar do planeta. Ou seja, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa maneira. Dados levantados pela instituição em 2016 também apontam que suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos.

O que será que leva adolescentes e alguns adultos a tirarem suas vidas?

? As principais causas geralmente estão associadas aos seguintes fatores:
Depressão e outras doenças relacionadas, como a ansiedade;
Uso abusivo de álcool e outras drogas;
Bullying;
Violência doméstica.

Umas das causas frequente, citada acima é a depressão, muitas vezes não é levada a sério, taxada como frescura, falta de trabalho, mas sim, depressão é algo sério e precisa ser tratado, pessoas nessa situação precisa procurar ajuda e do apoio de familiares e amigos, vamos olhar com mais carinho pessoas a nossa volta que precisa de atenção e afeto, para que ela não seja noticiário de amanhã.

Referência:
SOUZA, Alana. SETEMBRO AMARELO: O TRISTE MOTIVO PELO QUAL A COR FOI ESCOLHIDA.
Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br.
_ Organização Mundial de Saúde (OMS). Fonte: https://news.un.org/

Autora:

Débora Miiriam da Silva Vieira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio