16.5 C
São Paulo
domingo, 17 de outubro de 2021

Plataforma base em BIM Autodesk reduz até 90% do tempo de aprovação de alvarás de construção em Salvador

A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), está implantando uma plataforma para agilizar o processo de aprovação de projetos na cidade. Desenvolvida pela Torch Engenharia , a ferramenta, baseada em BIM, promete agilizar em 90% este processo.

Intitulada “Metropolis Solutions”, a ideia é desburocratizar o processo e com isso beneficiar tanto empresas de construção, quanto a pessoa física e a cidade.

De acordo com Jealva Fonseca, Gerente de Desenvolvimento Urbano da Sedur, o maior questionamento das empresas de construção era o tempo de liberação dos alvarás, especialmente os de grandes obras, que levava em média de 12 a 14 meses. Com a implantação do BIM, a expectativa é reduzir o tempo para entre 3 e 4 meses.

“Começamos a pensar como tornar esse processo mais inteligente e pensamos em um sistema integrado com a modelagem BIM, de forma a automatizar a análise levando em conta os detalhes técnicos e jurídicos”, explica Jealva.

A plataforma permite que os profissionais soteropolitanos do setor de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) possam projetar tendo acesso à informação sobre os parâmetros do município, por meio da informação detalhada que o BIM proporciona.

“Com isso, há uma otimização do fluxo de informação e o prazo para aprovação de alvarás é reduzido em até 86%”, afirma Ricardo Torreão, responsável pelo desenvolvimento da plataforma pela Torch Engenharia.

Outra facilidade da plataforma é que há uma pré-checagem automática das informações cadastradas, como há no sistema de Imposto de Renda, impedindo que o projeto seja enviado para aprovação caso haja alguma informação incorreta ou faltante.

“Nosso objetivo é um dia extinguir a planta impressa nesse processo. E esse foi um passo muito importante para que isso vire realidade”, afirma Jealva.

“O custo para implantar uma plataforma como essa é muito baixo se comparado ao retorno de investimento que proporciona”, disse Ricardo.

A plataforma é totalmente replicável, bastando ajustes de detalhes e peculiaridades de cada município. Prefeituras de várias regiões do país manifestaram interesse e estão em avançado processo para contratação. Vale ressaltar que a solução pode atender a cidades de qualquer parte do mundo.

“Esta é uma maneira de mostrar o quanto o BIM e as soluções Autodesk podem afetar positiva e diretamente a população. Nossa tecnologia pode fazer toda a diferença e tornar o processo, em grandes ou pequenas obras, mais fácil, mais rápido e menos burocrático”, afirma Ricardo Bianca, especialista técnico sênior da Autodesk Brasil.

Autor:

Alan Mariasch

Deixe uma resposta

Leia mais