15 C
São Paulo
quinta-feira, 30 de junho de 2022

Pesquisa sobre o perfil das MICRO E PEQUENAS EMPRESAS e uma estratégia para retomada da economia local no período pós-pandemia, na perspectiva da transformação digital dos negócios

O artigo tem como base uma pesquisa que pretende entender quais os principais gargalos e necessidades para que os pequenos negócios consigam superar em um cenário pós-pandemia do COVID-19 as dificuldades impostas por essas mudanças de comportamento dos consumidores. A implantação do distanciamento social pelas principais cidades do mundo acometidos pela pandemia, afetou também as micro e pequenas empresas na cidade de Maricá, que reagiram de acordo com este cenário cada um a sua forma. Este distanciamento ocasionou a redução da mobilidade de pessoas e redução das atividades econômicas. A pesquisa demonstrou que 86% das empresas estão enquadradas como MEI e microempresas de pequeno porte. A representatividade econômica e o fato de serem as primeiras a sentirem os impactos, em detrimento às grandes empresas, gerou uma grande preocupação da CODEMAR (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) e um propósito no sentido de pensar que ações poderiam ser tomadas no sentido de dar suporte a esse grupo tão representativo da economia local. O primeiro passo foi realizar uma pesquisa para entender o perfil dos empreendedores: que tipo de ferramentas e cursos podem ser oferecidos com a finalidade de diminuir esse impacto e inserir esses empreendedores no mundo dos negócios digitais.

A partir de uma amostra não probabilística, resultando em 144 questionários respondidos, a pesquisa buscou responder qual é o perfil socioeconômico dos empreendedores, o impacto econômico sofrido nos negócios das empresas, e teve como objetivos (1) identificar quais as maiores dificuldades para entrar no mundo dos negócios digitais, (2) quais as principais redes já utilizadas para fazer esses negócios, (3) que tipo de conhecimento eles necessitam para poder fazer mais negócios e de forma mais estruturada no período atual e no pós-distanciamento social com a finalidade de se desenvolverem neste novo cenário mundial.

Palavras-chaves: transformação digital, pandemia, MEI, microempresas.

Autora:

Ana Virgínia Medeiros – Consultora de Varejo e Transformação Digital. Graduação: Design de Moda – Universidade Cândido Mendes, MBA em Gestão Empresarial – FGV-RJ e MBA em Transformação Digital e Futuro dos negócios – PUCRS).

Download:

Deixe uma resposta

Leia mais

Patrocínio