20.6 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cultura Organizacional

A Cultura de uma organização é considerada um elemento crítico nas empresas, que influencia fortemente o comportamento de seus membros, as relações que estabelecem uns com os outros, a forma como tornam decisões e suas prioridades no trabalho (KOTTER e HESKETT, 2011).

Segundo PIRES e MACEDO, 2006 a cultura organizacional envolve inúmeros elementos e significados que são compartilhados entre membros de uma organização de forma a nortear o sentir, pensar e agir desses indivíduos, tendo como função nas empresas para servir como instrumento de reforço do sistema de valores vigente, diferenciando uma organização de outra qualquer.

Cultura é definida como uma programação mental coletiva que distingue um grupo ou uma categoria de pessoas, de outro. Segundo TAVARES 1996, a cultura organizacional é composta por vários elementos como valores, normas, ritos, mitos, crenças, além da comunicação interpessoal dos membros da organização.

Os valores e pressuposto básicos que formam a cultura de uma organização nascem com a própria instituição – seja ela pública ou privada – carregam muito das características e anseios dos seus fundadores (PIRES e MACEDO, 2006).

As organizações estão inseridas dentro de um ambiente e interagem com ele, recebendo dele influências e influenciando-o. As pessoas que atuam nas organizações são agentes que contribuem para esse intercâmbio constante, sendo seus valores componentes para a formação da cultura da organização.

PIRES e MACEDO 2006, diz que as organizações são instrumentos criados para atingirem outros fins. A organização depende das pessoas para atingir seus objetivos. É por meio da interação entre as pessoas que se definem os propósitos das organizações sendo aprendida, na sua essência, no início da vida do indivíduo, e vai provocando um impacto ao longo da vida.

Autora:

Tatiana dos Santos Pereira, graduada em Administração, Especialização em Gestão Estratégica e de Negócios, Especialização em Gestão Financeira e Contábil, Especialização em Controladoria e Finanças Empresariais pela Faculdade Integrada Santa Cruz, Especialização em Gestão Pública com Habilitação em Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio