16.5 C
São Paulo
domingo, 17 de outubro de 2021

Cultura Organizacional

A Cultura de uma organização é considerada um elemento crítico nas empresas, que influencia fortemente o comportamento de seus membros, as relações que estabelecem uns com os outros, a forma como tornam decisões e suas prioridades no trabalho (KOTTER e HESKETT, 2011).

Segundo PIRES e MACEDO, 2006 a cultura organizacional envolve inúmeros elementos e significados que são compartilhados entre membros de uma organização de forma a nortear o sentir, pensar e agir desses indivíduos, tendo como função nas empresas para servir como instrumento de reforço do sistema de valores vigente, diferenciando uma organização de outra qualquer.

Cultura é definida como uma programação mental coletiva que distingue um grupo ou uma categoria de pessoas, de outro. Segundo TAVARES 1996, a cultura organizacional é composta por vários elementos como valores, normas, ritos, mitos, crenças, além da comunicação interpessoal dos membros da organização.

Os valores e pressuposto básicos que formam a cultura de uma organização nascem com a própria instituição – seja ela pública ou privada – carregam muito das características e anseios dos seus fundadores (PIRES e MACEDO, 2006).

As organizações estão inseridas dentro de um ambiente e interagem com ele, recebendo dele influências e influenciando-o. As pessoas que atuam nas organizações são agentes que contribuem para esse intercâmbio constante, sendo seus valores componentes para a formação da cultura da organização.

PIRES e MACEDO 2006, diz que as organizações são instrumentos criados para atingirem outros fins. A organização depende das pessoas para atingir seus objetivos. É por meio da interação entre as pessoas que se definem os propósitos das organizações sendo aprendida, na sua essência, no início da vida do indivíduo, e vai provocando um impacto ao longo da vida.

Autora:

Tatiana dos Santos Pereira, graduada em Administração, Especialização em Gestão Estratégica e de Negócios, Especialização em Gestão Financeira e Contábil, Especialização em Controladoria e Finanças Empresariais pela Faculdade Integrada Santa Cruz, Especialização em Gestão Pública com Habilitação em Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

Leia mais