20.2 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

O crescimento de registros de microempreendedor individual e atividades autônomas no Brasil na pandemia de COVID-19

O empreendedorismo no Brasil é uma ferramenta de crescimento na economia muito importante, ajudando o país a diminuir a taxa de desempregos e consequentemente melhorar os indicadores econômicos. Porém, em 2020 o vírus do Covid–19 se alastrou pelo mundo prejudicando todas as bases da sociedade. A economia foi uma das bases atingidas trazendo o desequilíbrio financeiro das empresas causando demissões e consequentemente, o aumento do desemprego. Diante desse cenário, muitas pessoas em busca de alternativas viram o empreendedorismo como uma possibilidade de recolocação no mercado de trabalho, prova disso é o grande aumento de registros de MEI-Microempreendedor Individual, durante a pandemia da nova corona vírus. Essa pesquisa tem caráter qualitativo, sendo um ensaio teórico, que recorre à pesquisa bibliográfica em artigos e dados publicados durante a pandemia de Covid-19, como recurso metodológico, para responder a seguinte questão de pesquisa: Qual a relação entre o contexto pandêmico e o aumento de registros de MEI no Brasil? Os resultados alcançados mostram que houve uma alteração considerável nos registros de MEI’s durante o período pandêmico.

Palavras-chave: Microempreendedor individual; Empreendedorismo e Pandemia

Autores:

Ana Luiza Lara Moreira, aluna concludente do curso de Bacharel em Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio de Sá.
Leidiane Lopes das Graças, aluna concludente do curso de Bacharel em Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio de Sá.
Lucas dos Santos Barbosa, aluno concludente do curso de Bacharel em Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio de Sá.
Ana Flávia Rezende, professora Orientadora do artigo do Centro Universitário Estácio de Sá.

Download:

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom seu trabalho… com certeza a pandemia abriu espaço para que os pequenos pudessem se desenvolver, e até mesmo para as pessoas colocarem em prática aquelas idéias que há anos estão matutando na cabeça…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio