24.3 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Desafios da Administração Empresarial em Tempos de Pandemia

Em face ao cenário atual, em tempos de pandemia e de diversas incertezas sobre o futuro, cabe uma reflexão sobre o direcionamento das empresas na questão econômica bem como os desafios enfrentados por cada empresa para se manter competitivas no mercado. Sabemos que as bases da administração estão contidas em Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar e Coordenar.

Com base na situação vivenciada no Brasil e no mundo é perceptível a necessidade de planejar, pois é um dos pilares fundamentais para a saúde da empresa e o rumo a ser tomado, planejar é elaborar planos para tomadas de decisões, buscando alternativas, resoluções e até mesmo direcionando para novas metodologias de pensamentos e estratégias empresariais.

Manter a empresa organizada, auxilia no andamento saudável, reduz o índice da baixa produtividade. Uma empresa organizada consegue se manter equilibrada e facilita o desenvolvimento produtivo e financeiro, possibilita que outras ações administrativas também sejam realizadas com eficácia para vencer os desafios diariamente constantes em tempos de pandemia.

Ao que se diz respeito ao controle financeiro de uma organização, significa que o empresário tem a consciência da real situação financeira da empresa, é essa ferramenta que manterá ativa a atuação no mercado de forma sustentável, que possibilita ao empresário saber qual o melhor momento para realizar investimentos ou não, pois com o capital giro baixo limitará a realização de qualquer operação.

Depois de planejar, organizar e ter o controle, o administrador deverá coordenar de uma forma que proporcione a possibilidade de estruturação com o planejado, para garantir a segurança em se manter no mercado competitivo e até mesmo no crescimento empresarial.

Em tempos de situações complexas e de instabilidade com as oscilações financeiras, econômicas e até mesmo sociais, os princípios da administração se tornam essências, e o uso destas ferramentas como instrumento de estratégias e tomadas de decisões são fundamentais.

Autoras:

Samaira Carla Wuicik, administradora.
Simone Meira Alves, administradora, Contadora.
Tatiana dos Santos Pereira, administradora, Especialista em Gestão Pública, Gestão Financeira e Contábil, Gestão Estratégica e de Negócios, Controladoria e Finanças Empresariais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio