Devido a pandemia do Coronavírus, o mundo passa por uma crise econômica muito forte, e no Brasil, nas semanas que sucederam o primeiro caso de COVID-19 confirmado, no final de fevereiro, o comércio e os estabelecimentos foram forçados a fechar as portas e várias mudanças emergenciais foram feitas para evitar aglomeração e frear a disseminação do vírus. Os impactos desta pandemia são intensos tanto para a economia, que se enfraqueceu, quanto para o âmbito social, da saúde e da educação.
O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) afirma que no Brasil, todo o sistema educacional, principalmente público, mas também privado, foi afetado grandemente pelos impactos provocados pela pandemia. Sendo assim, instalou-se em todo país um panorama de promoção de aulas remotas, atividades à distância, online, o que traz uma série de preocupações.
A saúde mental, com a entrada da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), vem sofrendo muitos efeitos. A pandemia atingiu proporções globais, causando um grande impacto na comunidade escolar como um todo. Todos os conflitos e o estresse causado pela pandemia gerou grandes desafios para os estudantes. Problemas como a preocupação com o futuro, dificuldade em acompanhar aulas online e o afastamento da vida social são alguns exemplos do porquê a saúde mental dos alunos tende a se tornar pior.
A escola, como uma das principais instituições sociais, é desafiada continuamente em apresentar o conhecimento que é trabalhado no contexto educacional com o contexto social do aluno, ou seja, as questões sociais. No entanto é imprescindível que a escola conheça a realidade social dos alunos, encurtando a distância que a separa do âmbito familiar.
Introduzir o Serviço Social na educação, contribuirá com ações que transformem a educação com práticas de formação da cidadania, emancipação dos sujeitos sociais e inclusão social, com oportunidade de orientar o indivíduo que se torne consciente de empoderamento da sua própria história. A participação do Serviço Social na educação se dá na defesa do direito de todos, e também de ultrapassar as desigualdades sociais, orientação de cidadania e emancipação do indivíduo.
Palavras-chave: COVID-19, impactos, saúde mental, alunos, serviço social, educação
Autores:
Fábio Anacleto
Núbia Caldeira Pessoa de Souza
Vitória Melo Ferreira Drumond
Download:

Com certeza com a pandemia e o isolamento o número de casos aumentou e muito, e os assistentes sociais tiveram muito mais trabalho..