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terça-feira, 23 de abril de 2024

A importância do estágio supervisionado na formação docente de História, Bom Jesus-PI (2015-2019)

Este artigo discute a importância do estágio supervisionado, atividade obrigatória nos cursos de graduação no Brasil, tendo como objetivo verificar a influência do estágio supervisionado na formação dos professores de História. Destacando os benefícios e dificuldades de concluir o estágio para a prática profissional, bem como compreender o desenvolvimento de cada discente para além da compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas sobretudo, a sua aplicabilidade e reflexão acerca da prática que se inicia neste momento. A metodologia baseia-se em caráter qualitativo, pesquisa bibliográfica e análise de fontes obtidas através de entrevista com os alunos do curso de licenciatura plena em história do Parfor na cidade de Bom Jesus – PI, a fim de entender as suas experiências no estágio supervisionado. Autores como Pimenta (1997), Souza (2012) e Santos (2005) contribuíram significativamente para análise dessas informações. Concluiu-se que a etapa do estágio é uma oportunidade única para unir a teoria do curso com a prática, com o exercício da profissão e também com o período em que o estagiário pode assinar sua escolha de profissão ou retirar-se dela, considerando a realidade vivida nessa formação, bem como consumar considerações singulares sobre uma sala de aula e as dificuldades e os benefícios de ser professor (a).

Palavras-Chave: Estágio supervisionado. Docência. História.

Autores:

Valter Santiago de Oliveira, graduado do curso de licenciatura plena em História pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí– UFPI.
Débora Laianny Cardoso Soares, mestra em história do Brasil pela Universidade Federal do Piauí- UFPI.

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