21.3 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Viver fora dos grandes centros não é mais empecilho para aprender música em alto nível

Maestro João Carlos Martins afirma que o Projeto Orquestrando está se transformando no maior centro de ensino de música do Brasil

Em março deste ano, o projeto Orquestrando lançou uma série de cursos para instrumentistas, online e gratuitos, com o objetivo de ajudar no aperfeiçoamento de músicos de orquestras e bandas espalhados por todo o Brasil.

Em menos 4 meses, foram mais de 1000 instrumentistas inscritos que ganharam acesso a um ensino de alta qualidade mesmo para os músicos que estão distantes das capitais e tem dificuldade de acesso às melhores escolas de música.

Os exemplos são muitos. Músicos de cidades como Rorainopolis-RR, Picos-PI, Edeia-GO, Coruripe/AL, Erechim-RS, Humberto de Campos-MA, Ji-Paraná-RO, cidades que ficam a mais de 300km da capital de seus estados, agora seguem as aulas do Programa de Capacitação do Orquestrando ministradas por alguns dos melhores professores do país, escolhidos entre os integrantes das principais orquestras brasileiras, como a Bachiana Filarmônica, Osesp, Sinfônica do Theatro Municipal, Orquestra da USP entre outras.

Leandro Oliveira, responsável pela formação da primeira orquestra sinfônica do interior do estado de Rio Grande do Norte, a Orquestra Filarmônica Pauferrense, em Pau dos Ferros/RN, cidade distante à 400 km de Natal explica que “o isolamento geográfico sempre foi um grande desafio e iniciativas como essa do Orquestrando são importantes porque nos mostra que não estamos sozinhos, nessa nobre causa de guiar e transformar o contexto social através das nossas orquestras”.

Na pequena cidade de Aiuaba-CE, na região de Inhamuns, encontramos o maestro Patrocínio dos Santos de Souza, que desde 2019 busca aperfeiçoamento nos cursos oferecidos pelo projeto Orquestrando. “Os cursos me ajudaram muito na parte teórica e de prática musical, fazendo com que a rotina de estudos e de relacionamento com os músicos da Banda mudasse completamente. Seguimos trabalhando os ensinamentos dos professores, em busca de crescimento e aperfeiçoamento musical”, disse.

Foram 48 aulas disponibilizadas na primeira fase, mas ainda esse ano serão disponibilizadas ao todo 120 videoaulas que abrangem as quatro famílias da orquestra, Cordas, Madeira, Metais e Percussão, além de Iniciação Musical, Canto Coral e Programas de Edição de Partituras. As aulas são úteis não somente para músicos, mas também para os regentes, que precisam conhecer e compreender cada instrumento que compõe o seu grupo.

“O Orquestrando está desenvolvendo um sistema de ensino musical único e capaz de atravessar fronteiras, um programa de formação musical de excelência com professores das maiores orquestras”, ressalta o maestro João Carlos Martins, diretor artístico do projeto.

As aulas são disponibilizadas na plataforma digital do projeto semanalmente, e podem ser acessadas em qualquer momento, de forma online e gratuita no link https://orquestrandobrasil.com.br/curso-de-capacitacao/.

Sobre o Orquestrando

O Orquestrando é uma plataforma digital que visa disseminar conteúdos, oferecer capacitação para regentes e músicos, além de apoiar e divulgar o trabalho de grupos musicais de todo país. Idealizado pelo maestro João Carlos Martins e pelo produtor cultural José Roberto Walker e realizado com apoio do SESI/SP, FIESP, BBDTVM e Fundação Banco do Brasil.

O portal se mantém em contato diário com os milhares de profissionais e amadores da música que desenvolvem, a duras penas, projetos locais. Reunindo corais, bandas e orquestras, a plataforma dá apoio para que, a partir dos recursos humanos e físicos de cada comunidade, os envolvidos possam liderar um movimento de expansão ou consolidação da música local. Oferecendo notícias e vídeos de capacitação técnica e artística, além do treinamento necessário para que os regentes e coordenadores se tornem agentes mobilizadores da sociedade.

O Orquestrando coordena ainda apoios locais, buscando ampliar o acesso das comunidades à cultura, possibilitando também a organização e formação de orquestras infanto-juvenis ou adultas, potencializando o trabalho dos grupos integrados.

Mais informações:

Andréia Vital
Assessora de Imprensa Orquestrando o Brasil
avital@retratopublicidade.com.br
orquestrandobrasil@gmail.com
16 99279.4155 / 11 2539-6957
www.orquestrandobrasil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio