23.5 C
São Paulo
terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Ideias de empreendedorismo para quem deseja ter o próprio negócio

A ideia de deixar de ser funcionário para se tornar empresário tem feito a cabeça de muita gente.  Não à toa o número de empreendedores iniciais cresce a cada ano em nosso país, batendo taxas recordes em 2020. É claro que o fator crise, como a gerada pela pandemia, impulsiona esses números. Porém, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) — que avalia as taxas de empreendedorismo inicial em mais de 55 países, incluindo o Brasil —, teve seu último levantamento em 2019 e nele já apontava a tendência de empreendedorismo potencial dos brasileiros. Os indicadores revelaram que 3 a cada 10 brasileiros adultos, que não eram considerados empreendedores, gostariam de abrir um negócio próprio nos próximos três anos seguintes ao estudo. Mas, afinal, em que empreender? Em que segmentos estão as melhores oportunidades? Veja, a seguir, algumas ideias de empreendedorismo com potencial para bons resultados!

Alimentação

A área de alimentação sempre tem boas probabilidades de sucesso. Afinal, comida é o último item cortado da lista de gastos, mesmo em tempos de crise. E nesse segmento há diversas vertentes para empreender.A questão do home office, por exemplo, afetou a maneira como as pessoas fazem suas refeições. Se antes elas eram feitas em restaurantes e lanchonetes próximas ao local de trabalho, hoje essas refeições precisam ser feitas em casa. Mas nem todo mundo tem habilidade ou disposição para cozinhar todos os dias. Nesse contexto, uma empresa do ramo alimentício que forneça marmitas prontas ou congeladas tem aí uma boa oportunidade.Além disso, é possível empreender em diferentes nichos nessa área, como confeitaria, panificação artesanal, pizzaria, hamburgueria… opções não faltam.

Beleza e Estética

Outro setor que está sempre aquecido é o de Beleza e Estética. Além dos tradicionais salões de beleza e clínicas de estética, os serviços especializados também estão em alta. É interessante a aposta em alongamento de cílios, design de sobrancelhas, micropigmentação, unhas em gel, drenagem linfática, entre outros.Para o público masculino, as barbearias com ambientes descolados e serviços especializados — as chamadas barbershops — são um ramo promissor para se empreender.

E-commerce

Com a necessidade de isolamento social na pandemia, as lojas virtuais — os chamados “e-commerces” — tiveram um boom. Mais por conta das circunstâncias do que por vontade própria, muitos comerciantes precisaram adaptar seus negócios para a venda online.No entanto, essa mudança parece ser definitiva. Muitos consumidores, até os que tinham certa resistência, hoje preferem fazer suas compras de maneira totalmente virtual, e não pretendem abandonar esse novo hábito. Assim, o investimento em e-commerce é uma boa pedida para os que desejam empreender. E são muitas as ideias sobre quais tipos de produtos são viáveis de se comercializar online: vestuário, decoração, artigos esportivos, artesanatos, itens de petshop, produtos naturais, etc.

Manutenção de Bens

Se você tem algum conhecimento técnico em determinada área, outro segmento com potencial de lucros é o de manutenção. Afinal, esse é um tipo de serviço que é sempre necessário e que abrange diferentes nichos — computadores e informática, conserto de carros, equipamentos de ar-condicionado e eletrodomésticos, reformas e reparos residenciais, jardinagem, entre outros.

Outro aspecto que também favorece esse segmento atualmente é o fato de as pessoas estarem passando mais tempo em casa em função da pandemia. Para muitos, esse foi o insight para se perceber a necessidade de fazer melhorias em casa, buscando um conforto maior. Pode reparar que vários vizinhos iniciaram reformas em suas residências nos últimos meses. Não é verdade?

As ideias de empreendedorismo são muito vastas e atendem diversas áreas em que há demanda de serviços e produtos, como você foi capaz de constatar com a leitura deste artigo. Além das citadas, destaco ainda a de infoprodutos, educação (cursos online e presenciais), consultoria e serviços de conveniência, que também oferecem boas oportunidades. Agora é com você! Em que ramo vai empreender?

Bom trabalho e grande abraço.
Adm. Rafael José Pôncio

Rafael José Pônciohttp://www.empreenderegerir.com.br
O autor é Professor em Administração, Empreendedor e Especialista em Gestão de Pessoas.

Deixe uma resposta

Leia mais