21.3 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Divulgado estudo acerca da eficácia da Ivermectina

Artigo traduzido de: https://www.medpagetoday.com/special-reports/exclusives/93485

Os proponentes da utilização da ivermectina no tratamento da COVID-19 há muito tempo falam sobre uma muito aguardada revisão e meta-análise liderada por Andrew Hill, PhD, da Universidade de Liverpool.

Esses resultados foram finalmente publicados esta semana no Open Forum Infectious Diseases, e eles são positivos. No entanto, eles não escaparam das críticas, e a maioria dos pesquisadores ainda aguardam os resultados de um ensaio clínico randomizado.

A revisão e meta-análise foram conduzidas como parte da Equipe Internacional do Projeto Ivermectina (International Ivermectin Project Team) de dezembro de 2020 a maio de 2021. Os proponentes da ivermectina disseram que Hill estava conduzindo a análise para a OMS, mas o MedPage Today não foi capaz de confirmar o envolvimento da OMS. Hill não respondeu a um pedido de comentário por e-mail.

Hill e seus colegas avaliaram 24 estudos randomizados, totalizando 3.328 pacientes que envolveram algum tipo de controle, fosse o padrão de cuidado, ou outra terapia. Os tamanhos das amostras variaram entre 24 e 400 participantes. Oito dos estudos foram publicados, nove eram pré-impressões, seis eram resultados não publicados compartilhados para a análise e um foi relatado em um site de registro de ensaios.

Nos 11 ensaios (totalizando 2.127 pacientes) com foco na infecção moderada ou grave, houve uma redução de 56% na mortalidade (risco relativo [RR] 0,44, IC 95% 0,25-0,77, P = 0,004), com a morte de 3% dos pacientes tratados com ivermectina em comparação com 9% dos grupos de crontrole.

Apesar dos resultados obtidos, os pesquisadores apontaram que o número total de mortes foi pequeno (128) e não que houve diferença entre a ivermectina e os controles no subgrupo com doença grave. Quanto à doença moderada, eles relataram uma melhora de 70% na sobrevida com ivermectina (RR 0,30, IC 95% 0,15-0,58, P = 0,0004).

O uso de ivermectina também foi associado a uma redução no tempo de recuperação de 1,58 dias em comparação com os controles (IC 95% -2,8 a -0,35, P = 0,01) e com uma duração mais curta de hospitalização (-4,27 dias, IC 95% -8,6 a -0,06, P = 0,05).

Muitos estudos incluídos na análise não foram revisados ??por pares; além disso, os estudos variaram amplamente em termos de dosagem, duração do tratamento e critérios de inclusão. Os estudos também incluíram uma gama de comparadores, incluindo hidroxicloroquina, lopinavir / ritonavir, tratamento padrão e placebo. 

Os autores concluíram que seus resultados "precisam ser validados em estudos confirmatórios maiores" - um fato com o qual David Boulware, MD, MPH, da Universidade de Minnesota, que está interessado em avaliar a ivermectina para pacientes ambulatoriais com COVID-19, concorda.
No Twitter, Boulware apontou que não havia menção de pacientes recebendo esteróides, o que poderia ser um grande fator de confusão. Quanto aos achados ambulatoriais, ele observou que apenas dois dos sete estudos mostraram uma redução na duração dos sintomas, e não houve análise se o risco de hospitalização foi reduzido pelo tratamento precoce. 

"Assim, permanece a necessidade de que os ensaios clínicos randomizados de fase 3 testando o tratamento precoce com ivermectina sejam concluídos a fim de delinear qual é o benefício clínico do tratamento precoce? Resolução mais rápida dos sintomas? Menos hospitalização?" ele twittou. "Pessoalmente, eu teria gostado de ver mais separação entre terapia ambulatorial e terapia hospitalizada, já que confundir tudo não é particularmente útil." 

“É claro que implementar a vacinação o mais rápida e amplamente possível negaria a necessidade de usar ivermectina como tratamento”, acrescentou. "Portanto, no panorama geral, as vacinas são a melhor solução." 

Boulware observou que existem vários ensaios clínicos randomizados de fase III em andamento "que fornecerão resultados definitivos", incluindo o ensaio ambulatorial PRINCIPLE do Reino Unido que visa inscrever cerca de 1.500 pacientes em seu braço de ivermectina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio