18 C
São Paulo
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Castillo: uma possibilidade de transformação e unificação no Perú

O povo peruano descende da civilização inca, dominada pelos espanhóis no início do século XVI. O Peru foi declarado independente em 1821 pelo argentino José de San Martín, quando em 1824, a luta contra o domínio espanhol foi vencida sob a liderança de Antonio José Sucre.

De lá para cá, a história peruana passa por avanços e retrocessos como a isenção de impostos aos indígenas, o fim da escravidão dos negros, a perda das jazidas de nitrato para o Chile, o domínio militar de Juan Velasco Alvarado e a eleição de Alberto Fujimori que prevaleceu no poder de 1990 a 2000, depois de um golpe político no país quando em abril de 1992 utilizou o exército para reprimir o povo, fechou o Congresso e a Suprema Corte e adotou uma posição de governo por decretos, um dos quais obrigou a esterilização de mulheres como forma de controle de natalidade. Mas aprofundar-se nesse caminho é inviável, pois sua história não cabe nesse texto.

Talvez seja possível que um dos momentos marcantes para os peruanos signifique o atual, ou seja, a eleição de José Pedro Castillo Terrones. Não que isso represente o fim dos problemas por lá vividos — muitos parecidos com os daqui — mas pelo fato de o novo presidente legitimado pelo povo assumir o governo com o propósito de conciliar sua aldeia e governar com ela.

Parece que o novo mandatário está convencido que não é superior aos seus, pois, recusou-se a pisar o tapete vermelho aberto em sua homenagem, deixando claro que não se enquadra no modelo de governo que ora sai do poder, fugindo das convenções sociais, elevando suas crenças e seus valores, assumindo sua condição de professor primário e filho de agricultores analfabetos, para, a seguir, receber a faixa presidencial.

Não se pode negar que a chegada de Castilllo à chefia do governo tenha sido para ele motivo de surpresa, pois, ao candidatar-se ao cargo de presidente não possuía vínculos com Lima. Porém, seu advento à presidência possui grande força simbólica, pois, quebra o domínio da elite corrupta daquele país.

É fato que parte de eleitores temiam a eleição de Castillo. Entretanto, sua campanha, marcada por mensagem conciliadora, foi eficaz para sua vitória. E isso foi reafirmado quando se dirigiu aos que votaram nele e também àqueles que não o fizeram, afiançando que mudanças não serão feitas por fazer, mas serão implantadas para atender aos interesses da maioria dos peruanos e ao que o povo decidir.

Igualmente marcante, foi o ato de denunciar as mentiras — carro chefe da campanha de Keiko Fujimori e da elite que a apoiou — negando que iria expropriar empresas, mas respeito à Constituição, embora cogite a possibilidade de revisão da atual para pautar um Estado que atenda aos que até agora foram, e são, marginalizados em seu país.

Ao que tudo indica, ainda que Castillo afirme governar com a maioria, o gabinete do governo será composto por membros de extrema esquerda — e não se poderia esperar que fosse diferente, uma vez que sua eleição remete à derrota da extrema direita —, pois, foi atraído a candidatar-se por Vladimir Cerrón, considerado dono do Partido esquerdista Perú Libre, com ideologia cubana, o que motivou medo de muitos peruanos, principalmente da parcela abastada.

Entretanto, se esse era o medo das elites locais, Castillo tratou de tranquiliza-las garantindo que não pretende estatizar a economia nem adotar políticas de controle cambial, o que certamente dará a si um pouco de conforto de governança, se é que isso pode ser garantido nos países periféricos da América, considerando a influência do Norte para a manutenção de seus interesses.

Dentre as promessas, ficou evidente a decisão de que os peruanos estarão sob a proteção do Estado, principalmente a população camponesa, que por sentir-se em estado de abandono adjudica para si a segurança de seu condado, aplicando justiça com as próprias mãos, refreando os infratores com castigos públicos. Igualmente, ficou prometida a expulsão de estrangeiros que cometerem crimes em território peruano, que aos jovens desocupados e fora da escola será dada oportunidade de fazer o serviço militar, que pelo menos setenta por cento da população será vacinada contra a COVID-19 até dezembro, criação de empregos, e, por meio de referendo, instituir uma Assembleia Constituinte com a finalidade de rever a que ora está em vigor.

Apesar dos ocorridos, seria impossível negar que a proclamação de Castillo como vencedor das eleições e sua posse como chefe de governo esteve em jogo, pois, coloca em risco os interesses de muitos tradicionalistas peruanos — e de outros países americanos.

Enfim, venceu o bom senso. E a vitória e posse de Castillo representam, em tempos atuais, a esperança de que é possível canalizar vias que não sejam somente a da submissão aos interesses do capitalismo selvagem, mas que mesmo com a presença dele, é cabível a construção de sociedades solidárias e de um mundo fraterno, justo e pacífico.

Na realidade, não se pode prever o futuro do governo que ora se instala, considerando que de julho de 2016 até 28 de julho de 2021, o Perú foi governado por cinco presidentes, fato que pode sugerir a obrigação daquele povo buscar, com seu governante máximo, a estabilização da vida política de seu país.

Que Castillo consiga unificar, pacificar e governar seu povo. Que o grande vencedor das eleições peruanas seja o ‘Demos’ e que o novo presidente faça bom uso da ‘Cracia’ que adquiriu por meio do voto. Que a América Latina encontre seu próprio caminho.

Autor:

Pedro Paulino da Silva é professor, graduado em Ciências Sociais pela FAFI de Cachoeiro de Itapemirim e Mestre em Educação pela UFES.

2 COMENTÁRIOS

  1. Que fique ” Castilho”! .Vamos torcer pra que pelo menos no Peru melhore, pq aqui no Brasil temos que só consumar um belo golpe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio