19.3 C
São Paulo
segunda-feira, 20 de setembro de 2021

7 livros para quem quer ser empreendedor e se desenvolver profissionalmente

O que você tem feito para se preparar em sua jornada como empreendedor? Esteja você no início da empreitada, ou caso já tenha mais experiência em ter o próprio negócio, saiba que buscar meios para se aprimorar como gestor e adquirir novos conhecimentos é essencial. Quem deseja ser empreendedor precisa estar ciente que o caminho para o sucesso é árduo e implica constante atualização.

Nesse contexto, a leitura pode simbolizar a força motora para evoluir. Não me canso de defender a importância do aprendizado contínuo no empreendedorismo. Inclusive, essa é uma das habilidades fundamentais de um empreendedor de sucesso. Pensando nisso, decidi destacar 7 livros para quem está nessa trajetória e busca conhecimento, desenvolvimento e inspiração. Confira!

Por que investir em leituras é importante para ser empreendedor?

Entender o mercado, comportamento e hábitos do consumidor, e estar por dentro das principais inovações do mundo dos negócios pode ser um diferencial para o seu posicionamento como líder e seu desenvolvimento enquanto gestor.

Muita gente tem boas ideias e vontade de empreender, mas somente isso não basta para abrir uma empresa, se arriscar em um terreno desconhecido e enfrentar o desafio que é administrar o próprio negócio. É fundamental se preparar para o que estar por vir. Para isso, aconselho a leitura das obras a seguir.

1. De zero a um (Peter Thiel)

Escrito pelo fundador do Paypal, “De zero a um” é um livro importante para quem deseja saber mais sobre inovação. Quer entender como pensar de forma não convencional e criar novas estratégias para o seu negócio? Essa é a leitura certa para esse fim.

2. Negócios digitais (Alan Pakes)

O empreendedorismo digital é uma tendência. Em tempos de pandemia, essa é uma constatação evidente — os negócios online vieram para ficar. Por isso, compreender os meios digitais não é mais uma opção nos dias de hoje, é primordial. Nesse sentido, esse livro pode ajudá-lo a entender como dar os primeiros passos nessa área.

3. Comece pelo porquê (Simon Sinek)

Você sabe qual é o propósito do seu trabalho? Entenda o papel da sua empresa no mundo e saiba como defini-lo para inspirar colaboradores e clientes. Saber o “porquê” é um ponto em comum no sucesso de empresas inspiradoras como a Apple.

4. Empresas feitas para vencer (Jim Collins)

Esta é uma leitura obrigatória para quem quer se destacar no mercado. Essa obra é considerada um manual para orientá-lo a como fazer uma empresa crescer e como posicioná-la entre as corporações que atingiram a excelência. 

5. O poder do hábito (Charles Duhigg)

Este não é um livro sobre negócios ou voltado diretamente para empreendedores, mas entender como acontece a formação dos hábitos pode ser interessante para quem vai lançar um novo produto ou serviço. Afinal, destrinchar o mecanismo do comportamento do consumidor pode ser útil para desenvolver estratégias de venda ao empreender.

6. O lado difícil das situações difíceis (Ben Horowitz)

Sabemos que nem tudo são flores no mundo do empreendedorismo. Pelo contrário. Os obstáculos geralmente são desafiadores, mas é importante entender que situações difíceis estão inclusas no pacote quando se tem um negócio próprio. Escrito por um dos empreendedores mais importantes do Vale do Silício, esse é um livro repleto de histórias, experiências e conselhos práticos, que geralmente não são encontrados nas faculdades de administração.

7. A startup enxuta (Eric Ries)

Como tirar uma ideia da cabeça e colocá-la em prática com métodos eficazes? Este é um livro recomendadíssimo no meio empreendedor. Quando se quer colocar um produto novo no mercado, ou fundar um negócio, não dá para ser amador e tomar decisões baseadas em achismos, o famoso “ver no que vai dar”. Nesse sentido, Eric Ries apresenta o conceito de “Lean Startup”, ou startup enxuta, e traz uma metodologia para o desenvolvimento de um novo projeto ou empresa.


Espero que essas leituras sejam um pontapé inicial na sua jornada de conhecimento e o ajude a encarar os desafios de ser empreendedor. Bons estudos e nunca deixe de aprender!

Bom trabalho e grande abraço.

Adm. Rafael José Pôncio

Rafael José Pônciohttp://www.empreenderegerir.com.br
O autor é Empreendedor e Administrador de Empresas, com MBAs em Gestão, e, atualmente Mestrando em Administração.

Deixe uma resposta

Leia mais