17.9 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

10 filmes para estudar História

Você gosta de História e de Cinema? Está estudando para o ENEM e outros vestibulares?

As inscrições para o ENEM 2021 se encerraram nesta quarta-feira (14) e as provas acontecerão nos dias 21 e 28 de novembro. Durante os dois de prova os estudantes realizam quatro provas e uma redação. A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias é aplicada no primeiro dia do exame e tem questões sobre as disciplinas História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Sabia que é possível estudar História através de filmes que debatem acontecimentos históricos? Confira essa lista com 10 filmes que vão te fazer lembrar e estudar um pouquinho mais sobre eventos e acontecimentos que podem cair no vestibular.

A Última Legião (2007):

O cenário do filme é Roma em 476 d.C. e conta a história do último imperador romano. No dia em que aconteceria a coroação do novo imperador, Rómulo Augusto, de apenas 12 anos, o General Odoacro e o seu exército invadem Roma e uma batalha brutal devasta toda a cidade. Neste momento, um grupo de homens se reúne para libertar o jovem Rómulo Augusto que havia sido capturado. Disponível no Prime Vídeo.
História Antiga; Império Romano; Rómulo Augusto.

Olga (2004):

O filme brasileiro, baseado em fatos reais, retrata a vida da militante alemã, comunista e judia Olga Benário Prestes. Perseguida pela polícia, a jovem foge para Moscou e fica responsável por acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935. Apaixonada por Prestes, o casal é preso e enviado para a Alemanha nazista, onde têm sua filha em um campo de concentração. Disponível no Globoplay.
História do Brasil; Intentona Comunista; Era Vargas.

Hotel Ruanda (2004):

O filme retrata o genocídio de 800 mil pessoas durante um conflito político em Ruanda, país na África Oriental, no ano de 1994. A crise política e racial dividiu o país após a morte do presidente Juvénal Habyarimana. Sem apoio dos demais países, os ruandeses buscaram formas de sobreviver dentro do próprio cotidiano. A história, real, acompanha Paul Rusesabagina, um agente de hotel da capital do país que abrigou mais de 1200 pessoas durante o conflito. Disponível no Prime Vídeo.
História da África; Genocídio em Ruanda; Genocídio tutsi.

Diários de motocicleta (2004):

Baseado em fatos reais, o filme conta a viagem de Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e seu amigo Alberto Granado em 1952 pela América do Sul. Durante a viagem, os amigos conhecem novos lugares e novas pessoas, apresentando inúmeras paisagens, vegetações, relevos e diferentes aspectos econômicos, como, por exemplo, uma colônia de leprosos em Machu Pichu, onde a dupla questiona o progresso econômico da região. Disponível no Youtube.
História da América Latina; Che Guevara; América do Sul.

Lutero (2003):

O filme retrata a história de Martinho Lutero, fundador da Igreja Protestante. A história acompanha os principais momentos de sua vida, se tornando monge em 1505 até a Confissão de Augsburgo em 1530.
História Moderna; Reforma Protestante; Martinho Lutero.

Soldados do Araguaia (2017):

O documentário apresenta as memórias dos soldados do Exército Brasileiro que participaram da Guerrilha do Araguaia. Durante o período de ditadura militar no Brasil, soldados foram enviados para o norte do país para combater um movimento de luta armada contra o regime militar. Disponível no Prime Vídeo.
História do Brasil; Guerrilha do Araguaia; Ditadura Militar.

Mississipi em Chamas (1988):

O ano é 1964, Rupert Anderson e Alan Ward, dois agentes do FBI, investigam a morte de três militantes dos direitos civis. A história é real, ocorreu no sul dos Estados Unidos durante o “verão da liberdade”. No filme, os agentes seguem pistas do desaparecimento dos ativistas contra a segregação racial e encontram conexões entre a Ku Klux Klan e as autoridades locais. Disponível no Prime Vídeo.
História dos Estados Unidos; Direitos Civis; Segregação Racial.

The Siege of Jadotville (2016):

O filme se passa em 1961, início da Guerra Fria, e retrata o Cerco de Jadotville durante a Crise do Congo. O Congo, naquele momento, vivia uma guerra civil e acabava de sofrer um golpe. A ONU, então, envia jovens militares irlandeses para a região, com o intuito de restaurar a paz. O batalhão de 150 homens, comandados por Patrick Quinlan, é encurralado por cerca de 3000 soldados congoleses liderados por mercenários franceses e belgas que trabalham para corporações de mineração. Disponível na Netflix.
Guerra Fria; Cerco de Jadotville; Crise do Congo

O Nome da Rosa (1986):

A trama se passa em um mosteiro italiano durante a Idade Média, no ano de 1327, quando William de Baskerville, um monge franciscano, e Adso de Melk começam a investigar a morte de monges no local. Ao contrário dos clérigos que acreditavam ser uma obra do Demônio, William e Adso se guiam pelo conhecimento racional.
História Medieval; Racionalismo; Religião.

O jogo da imitação (2014):

O governo britânico, durante a Segunda Guerra Mundial, monta uma equipe com o objetivo de quebrar o código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. O filme acompanha um de seus principais integrantes, Alan Turing, um matemático de 27 anos, líder da equipe. O seu objetivo é construir uma máquina para analisar a codificação do Enigma em apenas 18 horas. Disponível no Prime Vídeo.
Segunda Guerra Mundial; Matemática; Nazismo.

É importante ressaltar que filmes e documentários são representações da realidade e não necessariamente expressam, em sua totalidade, a veracidade dos fatos. Alguns filmes, ditos históricos, podem trazer conteúdos fantasiosos para acompanhar a trama. Para um entendimento mais amplo das temáticas debatidas nos filmes indicados, é recomendado o estudo aprofundado de autores que trabalharam e pesquisaram sobre os períodos históricos selecionados. Ricardo Magalhães é historiador, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é pesquisador pelo Cine Darcy, cinema universitário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e desenvolve pesquisas na área de História e Cinema.

Autor:

Ricardo Magalhães

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio