Infelizmente o trabalho forçado faz parte da cultura econômica do Brasil, e está historicamente ligado ao processo de colonização do país, com a utilização do trabalho escravo por séculos e a perpetuação dessa forma de mão de obra, que atualmente encontra-se dissimulada sob uma nova forma de escravidão contemporânea, que assume diversas nomenclaturas, tais como: trabalho degradante ou análogo à condição de escravo. É importante enfatizar que a exploração da mão de obra no Brasil é fato socialmente aceito em decorrência de suas raízes históricas e se prolonga por todo o território nacional, sendo mais arraigado em regiões mais pobres, que concentram índices significativos de miséria. Nessas regiões, observa-se que famílias são exploradas por não terem condições de comprar o necessário para a sua subsistência diária. Pessoas são exploradas e sob o argumento de que “o trabalho engrandece e dignifica o homem”, são utilizadas somente como objetos de produção de riqueza.
Palavras-chave: Escravidão. Dignidade da Pessoa Humana. Políticas públicas.
Autor:
Wallace Moacir Paiva Lima
Download:

Embora o trabalho escravo tenha sido abolido, por trás dos nossos olhos há muitas pessoas que ainda trabalham em regime de escravidão, mas…
Excelente artigo, parabéns pelo trabalho.
É notório o trabalho escravo em grande parte do nosso país , importante atentarmos para isso e tentarmos mudar esse quadro nas urnas !!!
Parabéns, ótima definição.
Ótimo artigo, muito pertinente a nossa sociedade desigual, tendo origem em sua história sócio econômica, nos faz refletir e entender, o quanto ainda precisamos evoluir pra sair dessa situação vergonhosa e degradante.
O rico domina sobre os pobres, e o que toma emprestado é servo do que empresta.
Provérbios 22:7
Dês que o mundo é mundo no decorrer da história sempre deve a classe dominante e os menos favorecidos, isso podemos ver no sistema de governo do Egito, nas conquistas de Roma, e nos colonizadores e entre esses o Brasil que já nasceu com uma política escravagista e mesmo depois da abolição ainda podemos dizer que muitos brasileiros vivem como escravos, seja patronal ou através dessa política corrompida, enquanto não existir uma melhor distribuição de renda e a educação pública se igualar ao sistema de educação participar teremos sempre esse Brasil de escravos como boi marcado guiados pelos coronéis da política.
A impressão que temos é que nunca acabou de gato, excelente artigo, parabéns
Artigo espetacular,
Muito bacana e esclarecedor. Parabéns!
Otimo artigo ; de grande esclarecimento ao fato de pessoas q aceitam ainda hj esse tipo de trabalho por realmente não terem opção sob a classe econômica q vivem! Isto precisa ser mudado de fato. Parabéns ao escritor
!