O exercício do direito à beleza e a responsabilidade do empregador em arcar com as despesas do empregado

1
355

Sabemos que apesar de tantas discussões em torno do ideal de beleza ou da ditadura da beleza ainda hoje a aparência do indivíduo dita preferências e formas de tratamento em nossa sociedade.

Fácil constatar que “a obtenção do emprego e a escolha do parceiro sexual dão retorno positivo à pessoas belas. Outra recompensa que a beleza dá às pessoas é a simpatia, confiança, auxílio financeiro e parceiros sexuais, com maior grau de facilidade do que para as pessoas consideradas menos belas”.  (SHIMIDTT & OLIVEIRA & GALLAS, p. 6)

“Na verdade, quanto mais a autonomia dos indivíduos é reivindicada, mais se intensificam as servidões da aparência corporal, as “tiranias” da beleza em todas as idades, a exigência de conformidade ao modelo social do corpo jovem, esbelto e firme”. (LIPOVESTSKY & SERROY, 2015, p. 247)

Publicidade

A ciência evoluiu, e muito, e atualmente contamos com diversos produtos e procedimentos estéticos que melhoram incrivelmente a nossa aparência física e porque não dizer por vezes nossa própria autoestima.

Apesar de tantas discussões e tantos conceitos novos sobre o padrão de beleza “não há um ideal estético único, e o mercado não poderia ser seu vetor exclusivo, a não ser que se mutilassem os modos de existência dos indivíduos”. (LIPOVESTSKY & SERROY, 2015, p. 26)

Ocorre que para muitos o direito à beleza, que se difere do direito da beleza, não passa de um conceito mundano e egocêntrico que muitas vezes incuti nos indivíduos uma busca por algo inatingível e ilegítimo.

Por outro lado, “o culto contemporâneo da beleza se realiza sob o signo da não aceitação da fatalidade, da recusa do que é dado que os valores de apropriação técnica do mundo e do corpo trazem consigo”. (LIPOVESTSKY & SERROY, 2015, p. 248)

Outrossim, as pessoas menos belas seriam assim porque desleixadas, preguiçosas e descuidadas com sua aparência sem levar em conta que o custo para o exercício desse direito ainda é inacessível para maioria da população, haja vista que em nossa sociedade cercada de constantes crises econômicas o custo a ser suportado com o direito à beleza continua restrito à poucas pessoas.

Contudo, aos poucos o direito à beleza vem sendo desmitificado e colocado em lugar de destaque na sociedade contemporânea e em controvérsias jurídicas. Uma dessas situações aconteceu no mês passado quando tivemos uma decisão inusitada com relação ao exercício do direito à beleza.

Tal discussão aconteceu em torno da responsabilidade do empregador de arcar com o custo da aparência do empregado, ou seja, do exercício do direito à beleza do empregado enquanto à disposição o empregador.

No caso a 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, localizado no município de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, manteve a condenação da companhia aérea Gol ao reembolso dos gastos de uma agente de aeroporto com maquiagem, preparação de unhas e cabelos por considerar que a empresa exigia um padrão extremamente rígido de aparência.

No caso dos autos do processo, a ex-empregada alegou que a empresa exigia uma padronização de maquiagem, batons e esmaltes com cores sóbrias e definidas, cabelos sempre limpos, hidratados, escovados, bem cortados e presos, unhas e sobrancelhas impecáveis etc. A ex-empregada contou ainda que em determinado momento foi advertida verbalmente por não ter a unha feita.

O magistrado que julgou o recurso concordou que a empresa exige padrão de aparência extremamente rígido, com especificação detalhada da maquiagem, batons e esmaltes a serem utilizados, incluindo especificação de cores permitidas, bem assim do estado dos cabelos, “sempre limpos, hidratados, escovados, bem cortados e com aparência saudável.

Observou ainda o magistrado que “essas exigências são muito superiores às esperadas até mesmo em ambientes de trabalho formais, sendo certo que a escolha da empresa por estabelecer tal padrão de apresentação deve vir com o ônus de arcar com as despesas daí decorrentes, na medida em que os parâmetros de aparência adotados pela empregada deixam de ser uma escolha pessoal e passam a resultar da simples necessidade de atender às exigências da empregadora, que superam em muito aqueles que, presumidamente, ela optaria por utilizar em outros locais de trabalho”

Com esse entendimento o magistrado manteve o dever da empresa de pagar o valor de R$ 300,00 (trezentos) reais por mês, referentes a despesas realizadas com maquiagem, preparação de unhas e cabelos para manutenção da aparência exigida das empregadas que ocupavam o cargo da ex-empregada.

Com essa decisão o magistrado assegurou o exercício do direito à beleza entendendo que o empregador, quando exigir um padrão acima do razoável, deve arcar com a exigência do padrão de beleza por ele imposto.

REFERÊNCIAS:

CONJUR. Gol deve restituir despesas a ex-empregada com maquiagem, unha e cabelo. Disponível em https://www.conjur.com.br/2021-jun-23/gol-restituir-despesas-ex-empregada-maquiagem-unha-cabelo Acesso em 27 de junho de 2021

LIPOVESTSKY, Gilles. SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SHIMIDTT, Alexandra. OLIVEIRA, Claudete. GALLAS, Juliana Cristina. O mercado da beleza e suas consequências. Disponível em http://siaibib01.univali.br/pdf/Alexandra%20Shmidtt%20e%20Claudete%20Oliveira.pdfp Acesso em 27 de junho de 2021.

Artigo anteriorO Mais Difícil
Próximo artigoRiscos ocupacionais aos profissionais de enfermagem
Sidelcy Ludovico
Aos 14 anos foi aprovada no vestibular do Instituto Federal de Goiás (IFG), no qual concluiu o curso Técnico em Saneamento, e começou a trabalhar como estagiária na Saneamento de Goiás S//A (SANEAGO). Foi estagiária do PROCON-GO e professora da Secretária de Educação do Estado de Goiás. Aos 23 anos concluiu o curso de Direito (PUC-GO) e aos 24 anos foi aprovada no concurso da Advocacia-Geral da União (AGU), para o cargo de Advogado da União. Antes de tomar posse no cargo de Advogado da União exerceu a advocacia trabalhando em vários escritórios particulares. Foi aprovada em inúmeros outros concursos públicos tendo sido servidora concursada do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO). Aos 32 anos assumiu o cargo de Procuradora Geral da União Adjunta. Foi diretora do atual Departamento de Patrimônio Público e Probidade e coordenadora de estágio da Procuradoria Geral da União. Foi condecorada por Relevantes Serviços Prestados ao Serviço Público Federal. Representou a Advocacia-Geral da União na Primeira Conferência Nacional de Políticas para Mulheres e na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). É especialista em Direitos Humanos Internacionais (UNYLEYA) e Direitos Humanos Étnico-Sociais (UNYLEYA). Cursou o curso Fondamenti Del Diritto Europeo: Tra Tradizione Romanisitca e Comparazione na Università degli Studi di Roma Tor Vergata, em Roma, Itália. Foi membro do Conselho Editorial da Revista Juriscidades. É professora com formação em docência para professores de Direito (FGV) e facilitadora de aprendizagem (ENAP). Também possui formação em Mentoring (IMC) e em Direito da Moda (ESA-DF). Coautora do livro Tessituras da moda: diálogo entre o vestir modos e comportamentos. Membro da Comissão de Cultura da OAB-GO. Cursa especialização em Direito da Moda (UNICESUMAR). Mestranda em Desenvolvimento e Planejamento Territorial e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, ambos na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora do Instituto Ludovico (INLLU) e na Escola Superior de Advocacia de Goiás. Apresentadora dos programas Top Jurídico, Direito e Moda e Mix Jurídico na web rádio de educação jurídica ILNEWS. Colunista do Jornal Pernambuco em Foco. Palestrante da agência Palestras de Sucesso. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3194203038379783

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui