26.6 C
São Paulo
quinta-feira, 7 de março de 2024
spot_img

Educação física e o esporte adaptado: a oportunidade do indivíduo com necessidades especiais desenvolver uma atividade física

O presente artigo aborda como temática central a educação física voltada para os portadores de necessidades especiais (PNEs). Este trabalho procura explicitar de forma sucinta, avanços, retrocessos e perspectivas da educação física e de esportes adaptados quando relacionados aos princípios da integração e inclusão. O esporte adaptado caracteriza-se como uma grande oportunidade para que o indivíduo PNEs, possa desenvolver uma atividade física, deixando de lado o sedentarismo e o isolamento social. Um aspecto importante a ser abordado, é que além das limitações impostas pela deficiência, o indivíduo com necessidades especiais pode sofrer ainda, com outros problemas decorrentes da falta de estruturas físicas dos lugares não adaptados para as condições individuais básicas de mobilidade necessárias para vida cotidiana, onde muitas vezes dificultam ou impedem a realização da prática de alguma atividade física.


Palavras-chave: Educação física, Esporte Adaptado, PNEs

Autor:

Joel Miranda de Souza, graduado em Educação Física Escolar, pela Unic.

Download:

1 COMENTÁRIO

  1. Devemos sempre prensar a adaptar as coisas, de modo que todos possam executar. E, embora as pessoas com necessidades especiais tenham maior dificuldade em desenvolver algumas coisas, é importante incluir as mesmas, e adaptar, de modo que possam praticar esportes, sendo este tão fundamental para a manutenção da saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio