26 C
São Paulo
quinta-feira, 25 de abril de 2024

As poesias são cartas endereçadas a cada coração

                                            A escritora e colunista Giovanna Freire

Na tarde de domingo passado eu, li, com entusiasmo e reverência, o livro “PARAFRASEANDO LIBERDADE” escrito por Giovanna Freire, nossa estimada escritora e colunista de Macaé/Rj. Estamos perante a um anjo, simples e humilde como os leves pássaros que cantam na tarde ensolarada, que, o seu precioso livro, possui uma inspiração como tal, que jamais será fácil de ser explicada, mas é fácil e adorável de comtemplar e admirar seus poemas. Muitos escritores já passaram pela minha coluna, mas escrever sobre Giovanna Freire é uma honra, pois suas escritas são a razão pela qual nos oferece algo mais clássico: uma expressiva forma de defender nossa voz, nossa raça, nossa cor, nosso cabelo, um cântico de ternura, tão mavioso e clássico, assim como a sua alma sonhadora, inteligente, batalhadora e defensora, de quem faz da poesia um maravilhoso motivo para viver.

Essa escritora, uma jovem culta (Colunista, Escritora de primeira no estado do Rio e Especialista em ¨???? ????????¨) língua tártara e uma expressão de singela homenagem voltada nas suas escritas inspiradoras, para os deleites transparentes das emanações líricas e poéticas, para o cristal de sonhos incontáveis, em poesias carregadas de pureza. GIOVANNA, com sua sensibilidade incomum, é um ser de luz como já pontuou a poeta e cantora Maranhense, Mariene de Castro; nasceu um ser de luz em forma de sabiá, trazendo-nos infinita inspiração e real motivo pra viver. (Ah, como as poesias de Giovanna, tem sido para outras mulheres negras uma chave que as fez sair da prisão do silencio, levando as a defender a sua cultura!) São motivos intensos, profundos e verdadeiros, que nos faz voar no mundo poético, dando um sentido especial a viver, de pessoas que residem no seu bem-querer. Nessas obras poéticas de Giovanna, somam-se ternuras profundas, passos de conquistas, soluços completáveis e significativos e a reverencial cultura. Cada frase, cada poesia e cada página é uma oferenda de amor e de sensibilidade de Giovanna em eternas inspiração ao poetas dos poetas pela glória de ser poeta.

Portanto, no seu livro, a encantada escritora-poeta encanta o belo e canta para nós com sua simplicidade, humildade, sabedoria e talento. Ela, com sua sensibilidade inexplicável, vai tocando com sua voz, sem cansar-se, trazendo-nos o real valor da existência, com versos maravilhosos e elegantes, que nos conduzem ao respeito e valor. É motivo de alegria, de satisfação exterior, contemplar essas poesias magnificas que nos afastam, do racismo e violência de pessoas que assombram o nosso mundo e, que, nunca precisou tanto de poetas como Giovanna para sobreviver! Gratidão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio