22.3 C
São Paulo
segunda-feira, 15 de abril de 2024

O que é educação?

Segundo o dicionário, “aplicação dos métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano.” Estes métodos, se e somente se, poderão ser aplicados por meio de influência humana, quer seja por livros, mídias sociais, entretenimento, etc. Ninguém nasce naturalmente formado, todavia, conforme vamos adquirindo capacidades de raciocinar e exercitar as faculdades mentais, vamos desenvolvendo crenças, ideologias e cultura. Segundo pesquisas, o ser humano passa por 4 fases de aprendizado, sendo todas elas compreendidas entre 0 a 15 anos.

Antes de irmos à escola, nosso primeiro contato é com os familiares, vizinhos, e a “onisciente” televisão. Nossa forma de se expressar, nosso estilo de música, e até mesmo quantas “camadas” de filtro cultural, e capacidade de senso crítico, provém primeiramente de nossos pais. Cada casa e família tem sua forma de expor seus filhos ao mundo, ou de orientá-los diante das constantes exposições a ideologias, opiniões, cultura, e intelectualidade. Nos preocupamos muitas vezes com a educação escolar, e de fato esta preocupação é válida. Porém, pleitearmos por ótimos professores de Matemática, Literatura, etc, por si só, não resolverá o problema da Educação no Brasil. Do que adianta ter um excelente corpo docente na escola de ensino básico, se os alunos não respeitam o professor, “filam” aula, e desrespeitam o próprio colega de classe? A educação nacional está na UTI, mas a educação familiar já está morta há muito tempo.

Entrementes, o que se vê hoje são pais e mães tendo que abandonar os seus filhos em casa (muitas vezes passam mais tempo na rua) para prover o sustento essencial à sobrevivência. A família tem interferência direta na educação básica, mas a própria família está fragmentada. Em 2009 a média de duração dos casamentos era de 17,5 anos; em 2019 essa média cai para 13,8 anos. “- Todo mundo se divorcia, ou tem direito a se divorciar”. Esta máxima impregnada em nossa sociedade traz sérios transtornos às nossas crianças. Pesquisas apontam que a Ansiedade já pode se manifestar em bebês de 8 meses, e em ? dos casos perduram até a fase adulta. A reflexão proposta é: se uma criança de 8 meses que saiu do ventre absorve o trauma da ausência da união de seus progenitores, qual nível de absorção elas possuem em por quase 24h do dia serem expostas a violência na televisão, violência dentro de casa, e contato com a máfia das ruas? Segundo o censo do IBGE de 2010 mais 11,4 milhões de brasileiros vivem em exposição à violência nas favelas. Em Salvador, 26,1% da população vivem em favelas (3° capital no ranking do país).

Não é a Escola o principal problema. É o berço, a casa, a família. A boa educação familiar blinda, e potencializa os princípios morais de: não roubar, fazer o mau ao próximo, etc. Do contrário, todo pobre se tornaria um delinquente, e nenhum rico se tornaria corrupto. É a pobre educação familiar que faz com que uma criança rica no futuro entristeça seus pais; e é uma educação digna que faz com que um pobre dê orgulho quando adulto aos mesmos. Percebemos um ciclo vicioso, onde cada parte frágil vai deteriorando outra parte. Só notar o quanto os “telejornais” de inclinação à exposição de violência tem crescido em audiência em nosso país. O criminoso não surge da necessidade, mas da fragilidade moral em que é exposto sem condições de lutar contra.


Bibliografia:
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/05/19/numero-de-domicilios-em-favelas-no-brasil-e-de-512-milhoes-informa-ibge.ghtml

Transtorno da ansiedade de separação: como atinge os filhos de pais separados?

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/29646-registro-civil-2019-numero-de-registros-de-casamentos-diminui-2-7-em-relacao-a-2018

https://escolainfantilmontessori.com.br/blog/conheca-as-etapas-da-aprendizagem-infantil-dos-1-aos-7 anos/#:~:text=A%20aprendizagem%20infantil%20e%20seu%20significado%20para%20a%20vida&text=%C3%89%20o%20per%C3%ADodo%20formativo%20da,mundo%20e%20a%20conviv%C3%AAncia%20humana.&text=A%20aprendizagem%20infantil%20nessa%20etapa,que%20%C3%A9%20concreto%20e%20imediato.

Oxford Languages and Google – Portuguese

Autor:

Elias Gleyser

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio