25.6 C
São Paulo
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza e matemática: Saber quantificar, calcular e associar o consumo e o impacto ambiental através de dados numéricos.

O trabalho interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem por meio da construção de valores voltados para a conservação ambiental, e quantificação de impactos por meio de cálculos matemáticos, fornecem aos alunos, o vislumbre da aplicabilidade de cálculos e experiências do cotidiano do aluno. Este artigo tem por objetivo mostrar o resultado de uma prática interdisciplinar no Ensino de Ciências e de Matemática desenvolvida na Escola Municipal de Tempo Integral Leonel de Moura Brizola – educação básica, anos finais (7º ao 9º ano), Planalto Airton Sena, Fortaleza-CE – sustentado numa educação científica, de forma analítica e crítica, sensibilizando os alunos acerca das realidades socioambientais, que considera aspectos presentes no conhecimento científico e no cotidiano escolar. Essa prática pedagógica, movimentou propósitos com foco no olhar a prática da Educação ambiental (EA), padrões de produção e
consumo, ética e sustentabilidade, quantificando o consumo, impactos ambientais, através de dados numéricos. Inicialmente, foi estabelecido conceitos sobre sustentabilidades. Posteriormente, as ações são voltadas para uma linguagem, comunicação professor/aluno relacionando o contexto de ambos e/ou suas experiências, trazendo para temas que ao mesmo tempo que mostra a nossa realidade ambiental pelo viés da disciplina de ciências, demonstra por cálculos matemáticos, os valores dos padrões de consumo atuais. Conclui-se que a partir do que se pode analisar durante o transcorrer da prática interdisciplinar, os alunos demonstram interatividade professor/aluno, curiosidades, troca de experiências cotidianas, sensibilização e vontade de mudar o rumo do consumismo exacerbado, propondo novos paradigmas de consumos sustentáveis.


Palavras-chave: Sensibilização ambiental. Ideias práticas. Quantificando o consumo.

Autoras:

Haline Alves Melo, professora de Ciências da educação básica, lic. Ciências Biológicas. Es. Educação Ambiental com
ênfase em gestão ambiental (FALC).
Andréa Eloi Vasconcelos, professora de matemática da educação básica, Bacharelada em Estatística (UFC), Licenciada em
Matemática (UVA), aluna do curso de Es. Docência no Ensino Superior ( UNICE)

Download:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio