23.9 C
São Paulo
terça-feira, 23 de abril de 2024

PAULO FREIRE: QUE PROFESSOR ERA ESSE E QUE PEDAGOGIA È ESSA?!

7 melhor ideia de citações de Paulo freire | citações de paulo freire,  frases sobre educação, paulo freire educação

Resumo

Pedagogo, todos os países os têm, mas; Paulo Freire só nós tivemos e “temos!”. Em um país “sem memória”, mesmo “in memoriam” lembramos aquele, que sem sombras de dúvidas, se tornou um ícone, no contexto histórico – pedagógico brasileiro. Este pernambucano nascido em Recife, ainda mantém-se, na vanguarda da educação Brasileira. Sua Pedagogia, sua forma própria de entender à sociedade Brasileira, o levou a busca de novas abordagens, quanto ao que se entende por ensino-aprendizagem, como também; alavancou mudanças significativas, na maneira de cultivar o conhecimento, este conhecimento libertário, que como dizia Jung: “A busca de si mesmo”, a única maneira de abrir nossas gaiolas mentais, ou seja; a chave de todas as gaiolas está na educação. E Paulo Freire foi aquele que usou às chaves de sua Pedagogia, a fim de abrir ás “gaiolas sociais”, as quais; ainda persistem em enuviar os horizontes da maioria, da população brasileira. O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo: descrever e discutir, o professor Paulo Freire, como também; suas contribuições para a vida educacional do Brasil e do mundo. A Pedagogia que o caracterizava, e o tornou, um professor inesquecível, alavancando as mudanças pertinentes ao desenvolvimento da educação pátria. Para o presente estudo, foram compilados três artigos científicos, dois livros, bem como; uma tese totalizando, seis obras desde o ano de 1999 até o ano de 2019.  A base de dados utilizados para os artigos científicos foram: Google  Acadêmico e Scielo. A leitura dos Artigos Científicos e livros foram realizados em Português e Espanhol tendo como base, a revisão da literatura. Os resultados do presente estudo revelam à importância de Paulo Freire para a educação brasileira, traduzem às transformações na maneira de pensar e construir, uma escola inclusiva, uma educação democrática, bem como; o torna parâmetro de Professor, de conteúdos pedagógicos, mas, sobretudo; em um grande mestre da vida.

Palavras Chaves: Professor.  Pedagogia.  História.  Aluno.  Ciências.

Claudinei Telles
Telles
O autor é Mestrando em Ciências Educacionais (UNIVERSIDADE LEONARDO DAVINCI - PY). Bacharel em Teologia. (Faculdade Teológica Sul americana - FTSA). Licenciado em: Filosofia, Teologia, História e Pedagogia. E especialista em: Orientação Educacional, Teologia Bíblica, Ciência da Religião e Neuropsicopedagogia. Atuou por alguns anos, no Ministério Pastoral, Ensino de Teologia e Educação secular, nos níveis Fundamental e Médio.

7 COMENTÁRIOS

  1. Paulo Freire, como muitas nações e povos o desejariam no seio deles. Infelizmente, e como de praxe, pouco conhecido no nosso país, e execrado por muitos ignorantes.

  2. Francisco: Os grandes homens que mudaram a história, em sua grande maioria, vieram das classes mais pobres, Paulo Freire é um destes. Infelizmente, como você bem disse. Enquanto nós tivermos uma dívida social enorme com a população de nosso país, esse país continuará sendo o país do “futuro” Homens como Paulo Freire desejaram construir o futuro no presente. Porém, também como você disse: Paulo Freire é amado nos Estados Unidos e execrado com saudáveis exceções, em seu próprio país. Como bem cantou Renato Russo: Que páis é esse?

  3. De fato precisamos redirecionar os princípios da educação. Vemos que isso tudo está tão distorcido hoje… professores que não querem passar conhecimento, alunos que não querem nada com nada e por aí vai. Mas, torçamos para que boas mentes surjam e mudem esse cenário em um futuro.

  4. Henrique: grato por seu comentário. Como disse Paulo Freire: Educação é um ato político. Temos um país polarizado mas não politizado. Isto requererá a reinvenção de novo país, com uma nova mentalidade. Isto não nasce do nada. Obrigado por seu comentário.

  5. Paulo Freire, por Paulo Freire já diz tudo. Sorte a nossa se tivéssemos mais Paulo Freire disposto a ensinar sem pensar a quem, mas pelo simples prazer de ensinar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio