17.7 C
São Paulo
quinta-feira, 6 de maio de 2021

O trabalho psicopedagógico: estratégias de intervenção junto às crianças com síndrome de Down.

O trabalho a seguir trata sobre a intervenção psicopedagógica ao educando com a Síndrome de Down. Analisa-se no mesmo, abordagens a cerca da síndrome, como características, fatores de risco e enfoques pedagógicos baseados no direito à lei da inclusão escolar, que reitera o que proposto como direito básico do cidadão, a educação regular. Abordar se-á como campo de investigação da temática, um centro de especializado em atendimento à educandos com dificuldades de aprendizagem, o que insere a proposta do trabalho nessa perspectiva. O trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento da intervenção psicopedagógica com indivíduos com Síndromes de Down; assim como analisar o processo de aquisição do conhecimento da leitura e escrita. Além, disso, mostrar estratégias usadas CEAP com educando que apresentam tal síndrome. Para isso, usou-se, de acordo com os objetivos, pesquisa de campo de natureza qualitativa e do ponto de vista procedimental, apresenta-se um estudo de caso e como instrumento a entrevista com a psicopedagoga do lócus. Contudo, buscou-se para aporte teóricos autores como Cunningham (2008), Bassedas, et all, 1996, etc.

Palavras-chave: Síndrome de Down, Psicopedagogia, Intervenção.

Autor:

Jubenilson da Silva Frazão, graduado em Pedagogia pela Faculdade Santa Fé.  Pós-graduando em Psicopedagogia pela Faculdade Santa Fé.

Download:

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente trabalho. Um papel importante, ajudar pessoas que possuem algumas limitações, mas que devem ser incluídas na sociedade e em tese deveriam ser vistas sem preconceito.

Deixe uma resposta

Leia mais

%d blogueiros gostam disto: