23.5 C
São Paulo
terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Ivanir Fernandes Passos, nossa Tia Ivanir (1954-2021)

Nossa Tia Ivanir

Na quarta-feira de 04 de Abril de 2021, Ivanir Fernandes Passos, a nossa Tia Ivanir, retornou para a pátria espiritual.

Nascida em 09 de Novembro de 1954, em Araguari, Minas Gerais, a nossa Tia Ivanir, muito cedo, transferiu-se para Ribeirão Preto, terra que tornou-se a base de parte significativa da família.

A nossa Tia Ivanir, recebendo a Doutrina Espírita no seio familiar, tornou-se grande estudiosa do Espiritismo e tenaz trabalhadora em casas espíritas, alocando-se com humildade e perseverança na condição de palestrante, praticando o método socrático como alicerce de algumas das vibrantes falas as quais pude presenciar.

Na atuação junto à Sociedade Espírita Isabel Soares de Moraes, na Vila Virgínia, a Tia Ivanir fincou raízes, e nas valiosas ocasiões em que pudemos conversar, me recordo da vastíssima biblioteca que possuía em sua residência, a qual conhecia muito bem todos os volumes, quando então nos esclarecia questões da Doutrina com a citação de excertos de obras que ela, de forma impressionante, muito bem conhecia.

O mais importante, contudo, é que a nossa tia Ivanir vivificava a Doutrina pelo seu exemplo. Incansável no trabalho – era formada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto –, sempre oferecia um sorriso e uma palavra de conforto a quem precisasse.

Tia Ivanir acreditava na liberdade, na vida, nos animais, na esperança, na música. Sua visão de mundo conjugava-se de forma harmônica com a Doutrina, exemplificando as possibilidades múltiplas e maravilhosas do bem, sempre enfatizadas no perdão como caminho de reconciliação social e do indivíduo com o Universo e consigo mesmo.

E que pão de queijo fazia a Tia Ivanir… De polvilho doce ou azedo… Com aquele café Utam espetacular… Sim, com boas receitas, com boas vibrações, com sua alegria e sabedoria compartilhadas em face de todos aqueles que puderam conhecê-la.

Das conversas que envolviam a passagem do tempo, era muito valioso o relato da Tia Ivanir, testemunha de muitas mudanças em uma Ribeirão Preto que cresceu descomunalmente, nos oferecendo ao lado do diagnóstico social, o brinde de doces memórias, como as da década de 1970, época em que grandes craques do futebol brasileiro agitavam a cidade nos confrontos diante do Botafogo Futebol Clube.

[E de repente, vem a lembrança da década de 1980, quando jogávamos futebol na Rua Conde de Irajá, na Vila Virgínia, e a Tia Ivanir aparecia na janela chamando os sobrinhos para saborear o pão de queijo]

A vida nos pôs geograficamente em caminhos opostos, mas pôde nos provar que a amizade verdadeira supera distâncias e permanece nos corações daqueles que se amam.

E nos reafirma que agora também continuamos vivos e amando, mesmo em planos distintos da existência.

Com muita gratidão recordaremos sempre o carinho da Tia Ivanir, a sua segurança na evangelização, na orientação doutrinária, na transmissão da mensagem edificante e nos bons conselhos.

Ivanir Fernandes Passos, a nossa Tia Ivanir, foi homenageada por Wlaumir Souza, na revista ribeirão-pretana Revide, e, da mesma forma, pelo vereador Marcos Papa, na sessão virtual da Câmara Municipal de Ribeirão Preto de 08 de Abril de 2021.

Muita gratidão para a Tia Ivanir.

Referências

PAPA, Marcos. Marcos Papa faz homenagem a Ivanir Fernandes Passos (sessão de 08-04-2021). Youtube. San Bruno, ed. 13 Abr. 2021, disponível na rede mundial de computadores (Internet), no endereço eletrônico <https://www.youtube.com/watch?v=SEFbqQfrvpY>. Acesso em 15 de Abril de 2021.

SOUZA, Wlaumir. Ivanir Fernandes Passos (1954-2021). Revide. Ribeirão Preto, ed. 11 Abr. 2021, disponível na rede mundial de computadores (Internet), no endereço eletrônico <https://www.revide.com.br/blog/wlaumir-souza-souza/ivanir-fernandes-passos-1957-2021/>. Acesso em 15 Abril de 2021.

Autor:

Rogério Duarte Fernandes dos Passos

Deixe uma resposta

Leia mais