31.7 C
São Paulo
quinta-feira, 21 de março de 2024

Da Pedagogia Do Oprimido À Teologia Da Libertação. De Paulo Freire A Leonardo Boff.

Resumo

Este trabalho tem sua construção teórica. A partir de uma revisão da literatura, tendo como meio de pesquisa o método bibliográfico. Com isto, se buscou discutir, a Pedagogia de Paulo Freire pelos olhares constituintes da “Pedagogia do Oprimido”, como também; pela “Autonomia da Pedagogia”. Cujas manifestações do pensar Freireano, em muito, se compatibilizam e identificam com os pensares correspondentes aos da Teologia libertária em Leonardo Boff (Teologia da Libertação). Enquanto, Paulo Freire busca a libertação do oprimido, embasado em suas teses pedagógicas, Leonardo Boff, vai pelo
caminhar Teológico. Conquanto, os meios disciplinares possam parecer opostos, a verdade é que ambos se locupletam. Partindo daí, o objetivo primário em se construir este trabalho, ou seja; pontuar os elos ideológicos estabelecendo os conceitos filosóficos que os compõem. Nestes termos e nestas contextualizações, manifestam-se por meio deste estudo e pesquisa, aproximações ideológicas, filosóficas, pedagógicas e teológicas, cujas particularidades e excentricidades individuais, apontam tais aproximações, revelando, entrelaçamentos conceituais e se fundindo, pelo mesmo objetivo comum, isto é; a libertação de sistemas opressores, a soltura de amarras classistas, e acima de tudo; a construção pelo indivíduo, de seu próprio destino. As ideias de Paulo Freire, e o pensar de Leonardo Boff, nos permitem dizer: é permito sonhar, mais que isto, é possível passar, de oprimido a construtor de sua própria história.

Claudinei Telles dos Santos 1

Palavras-chave: Teologia da Libertação. Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire; Leonardo Boff; Teologia

Download do Artigo:

Claudinei Telles
Telles
O autor é Mestrando em Ciências Educacionais (UNIVERSIDADE LEONARDO DAVINCI - PY). Bacharel em Teologia. (Faculdade Teológica Sul americana - FTSA). Licenciado em: Filosofia, Teologia, História e Pedagogia. E especialista em: Orientação Educacional, Teologia Bíblica, Ciência da Religião e Neuropsicopedagogia. Atuou por alguns anos, no Ministério Pastoral, Ensino de Teologia e Educação secular, nos níveis Fundamental e Médio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

O Mundo Precisa “Chorar”.

O “EU” DIVIDIDO.

Patrocínio