13.4 C
São Paulo
sexta-feira, 26 de julho de 2024

Roberta Züge, A Primeira Brasileira A Concorrer A Uma Vaga No Parlamento De Luxemburgo

Veterinária foi convidada a concorrer a uma vaga no parlamento luxemburguês e alerta que os brasileiros com cidadania devem votar

Dra. Roberta Züge é uma médica veterinária, formada pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado e doutorado. Em 2018, ela solicitou a cidadania e também se tornou luxemburguesa. Apesar de ter uma carreira estabelecida no Brasil, em 2020, a pedido da filha, que queria ter a experiência de estudar no exterior, mudou-se para Luxemburgo.
Além da carreira como veterinária, Roberta é sócia-fundadora da Associação de Luxemburgueses no Brasil- ACLUX e, atualmente, é vice-presidente internacional da organização. Como sempre foi engajada com a recuperação da cidadania, também tornou-se membro do Conselho de Administração da Asti, uma instituição que atua junto aos imigrantes no Grão-ducado. Por sua atuação junto a comunidade brasileira foi convidada a compor o Conselho de Cidadãos, do consulado Geral do Brasil em Bruxelas, entidade que também representa o Brasil em Luxemburgo.
Devido a este engajamento, a Dra. Roberta foi convidada por um partido político de Luxemburgo, o Piratas, a disputar a uma vaga no cobiçado parlamento luxemburguês nas próximas eleições no grão-ducado, que serão realizadas no dia 2 de outubro.

PROPOSTAS
Roberta travou uma longa batalha para conseguir a autorização para trabalhar em Luxemburgo. Para que outros não passem pela mesma dificuldade, ela defende uma profunda reforma, e transparência do processo, no sistema de reconhecimento de diplomas no Grão-ducado e programas de integração para os brasileiros que adquiriram a nacionalidade luxemburguesa.

BRASILEIROS-LUXEMBURGUESES
Sob o aspecto legal inexiste diferença entre um luxemburguês nascido em Luxemburgo e um nascido no Brasil. Contudo, existem diferenças de tratamento devido às condições impostas pela língua, cultura e outros fatores que acabam se transformando em dificuldades. Por isso, a força política é importante aos novos luxemburgueses das Américas, para melhores condições de igualdade e para que sejam enxergados e contemplados.

IMPORTÂNCIA DO VOTO
Muitas pessoas não se sentem motivadas a solicitar o direito ao voto em Luxemburgo, argumentam que estão longe do país, ou não têm intenção em mudar para o Grã-ducado. Mas seus filhos ou netos podem ter essa vontade. E é importante que haja programas que beneficiem esses luxemburgueses nascidos fora do país, que haja iniciativas reais de inclusão. Estes luxemburgueses, nascidos do outro lado do oceano, também podem contribuir com Luxemburgo, país que possui 50% da sua população composta por estrangeiros, carente de mão de obra, tanto qualificada quanto não qualificada. Estes luxemburgueses podem suprir parte da demanda do Grão-ducado na força de trabalho.

COMO VOTAR NO EXTERIOR?
Todo cidadão luxemburguês tem direito ao voto. Este é obrigatório quando o cidadão mora no Grão-ducado. Caso ele more no exterior, precisa solicitar o direito ao voto a cada pleito. A solicitação pode ser feita via MyGuichet ou por carta. MAS PARA PARTICIPAR DA VOTAÇÃO, É IMPRESCINDÍVEL QUE A CARTA SEJA ENVIADA COM BREVIDADE, POIS ELA DEVE ESTAR NO BIERGER CENTER ATÉ O DIA 29 DE AGOSTO.

FORMULÁRIO
O modelo de formulário está disponível no link https://guichet.public.lu/dam-assets/catalogue-formulaires/elections/vote-correspondance-elections-legislatives/modele-vote-correspondance-elections-legislatives-fr.pdf
Este formulário deve ser preenchido e assinado. Enviado juntamente com a cópia do passaporte ou ID de Lux. Caso a pessoa não tenha, deve enviar a cópia do passaporte brasileiro e do certificado de cidadania junto com o formulário preenchido e assinado.
Há um número de identificação solicitado no formulário. Este número é aquele que começa com a data de nascimento: ano, mês e dia e mais 5 números. Caso a pessoa não localize (é bem importante ter este número, ele é como um CPF), pode solicitar pelo e-mail nat HYPERLINK “mailto:nationalite@mj.public.lu” HYPERLINK “mailto:nationalite@mj.public.lu” HYPERLINK “mailto:nationalite@mj.public.luionalite@mj.public.lu.

CARTAS NO BRASIL
As cartas devem ser enviadas para o endereço:
42, Place Guillaume II, Adresse postale: L-2090 Luxembourg.
Há alguns grupos se mobilizando para entregar as cartas em conjunto. Pode-se falar com Silvana +55 41 9207-5649,  Dayana +352 691 606 010 ou Luciana +55 48 9 9921-9710
AS CARTAS DEVEM CHEGAR ATÉ O DIA 29 DE AGOSTO.

Autora:

Ana Paula Domingues

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia mais

Patrocínio